Podcast

Programa Bem Viver fala sobre importância da agricultura familiar

Confira também uma ação de solidariedade de mulheres da Paraíba

Ouça o áudio:

Mais de 10 milhões de brasileiros e brasileiras tiram o sustento da agricultura familiar, segundo últimos dados disponíveis - Divulgação
Confira também uma ação de solidariedade de mulheres da Paraíba

A edição do programa Bem Viver desta quarta-feira (15) destaca a preocupação de movimentos ligados ao campo com a insuficiência de políticas públicas de fomento e apoio à agricultura familiar.

Essencial para o abastecimento de alimentos, ela representa 77% dos mais de cinco milhões de estabelecimentos rurais do país, de acordo com dados do último Censo Agropecuário, produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Enquanto as políticas governamentais são enfraquecidas, exemplos de agricultores familiares pelo país demonstram a importância da agroecologia e do cuidado da terra. 

Nesta edição do programa, o ouvinte conhece a história do Assentamento Val Paraíso, na fronteira do Ceará com o Piauí. Em terras que convivem com a seca, os próprios moradores construíram um sistema de irrigação que mudou a realidade das mais de 70 famílias do território. 

O programa também apresenta uma entrevista com o médico neurocientista Miguel Nicolelis, coordenador do Comitê Científico do Consórcio Nordeste, aliança entre nove estados da região. O renomado cientista comenta a progressão da covid-19 no Brasil e a preocupação com a capacidade do sistema de saúde público de lidar com o volume de casos previstos para os próximos meses.

Mouzar Benedito, colunista do Brasil de Fato, também marca presença. O causo da vez é a homenagem a um amigo de longa data que gostava de criar animais.

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo; 102,7 FM no noroeste paulista e 93,3 FM na Baixada Santista. 

No mesmo horário, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP), em 87,5 FM; Rádio Interativa de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); e Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC), em 104,9 FM.

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato

Edição: Mayara Paixão