Podcast

Programa Bem Viver: psicanalista fala sobre relação com o tempo durante a quarentena

Na edição, ouvinte também acompanha experiências agroecológicas que recuperam a Caatinga

Ouça o áudio:

Quarentena é uma das principais medidas para desacelerar a propagação do novo coronavírus pelo país - Paulo Pinto / Fotos Públicas
Na edição, ouvinte também acompanha experiências agroecológicas que recuperam a Caatinga

O programa Bem Viver desta sexta-feira (17) traz reflexões e dicas culturais para mais um fim de semana de quarentena no país.

Em entrevista, Christian Dunker, psicanalista e professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), comenta como a relação humana com o tempo pode se transformar em meio às mudanças proporcionadas pela pandemia do novo coronavírus. Segundo ele, a quarentena abre uma janela de oportunidade para deixar o individualismo de lado e reforçar o valor da solidariedade coletiva.

Para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado neste sábado (18), o quadro Mosaico Cultural conta com a participação de duas pequenas leitoras que encontraram na literatura infantil uma ferramenta para fortalecer a identidade de crianças afro-brasileiras.

Também nesta edição do programa, o ouvinte relembra um triste episódio da história recente. Reportagem especial ouviu sobreviventes do Massacre de Eldorado do Carajás que, nesta sexta (17), completa 24 anos. No episódio, 21 trabalhadores rurais foram assassinados. O dia tornou-se Dia Mundial da Luta pela Terra.

A equipe do Brasil de Fato ainda traz atualizações dos impactos da covid-19 e das ações tomadas pelo poder público no Ceará, em São Paulo, Minas Gerais e no Rio de Janeiro; além da vizinha Venezuela.

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo; 102,7 FM no noroeste paulista; e 93,3 FM na Baixada Santista. 

No mesmo horário, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP), em 87,5 FM; Rádio Interativa de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); e Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC), em 104,9 FM.

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato

Edição: Mayara Paixão