serviço

MEC prorroga validação de inscrição no Fies para o dia 30 de junho

Pela segunda vez, Ministério da Educação adia prazo para estudantes firmarem contato de financiamento com bancos

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Devido a paralisação de muitas universidades pelo país, MEC vem adotando medidas para o Fies e Prouni - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou novamente o prazo para estudantes validarem as inscrições do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) nas faculdades e formalizarem os contratos com os bancos. O novo prazo é 30 de junho para ajustar o procedimento pelo SisFIES. A data também é válida para a realização de transferência integral de curso ou de instituição de ensino e para quem solicitou ampliar o prazo de utilização do financiamento.

A decisão, segundo o MEC, é para não prejudicar os estudantes diante das medidas de isolamento por causa do novo coronavírus. É a segunda prorrogação do prazo tomada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Em março foi o primeiro caso. 

:: Parto em tempos de coronavírus causa preocupação em gestantes ::

O Fies é o programa de financiamento estudantil para cursos superiores particulares. O financiamento pode ser a juros zero para estudantes com renda familiar de até três salários mínimos ou com taxas mais baixas para famílias com renda de até cinco salários mínimos.

Novo edital para o Prouni

Na última quinta-feira (16) o MEC anunciou que irá lançar um novo edital do Programa Universidade para Todos (Prouni). O Ministério afirmou que as 90 mil pessoas que estão na fila de espera do programa não serão prejudicadas com essa medida. Em março, o MEC suspendeu por tempo indeterminado as atividades do Prouni devido à paralisação de serviços em estados e municípios por causa da pandemia provocada pelo coronavírus.

“Passamos por um momento inédito no país. Gostaríamos de tranquilizar os estudantes. Assim que tudo se normalizar, o MEC dará o prazo que for necessário para concluir essa etapa. Quem preencher os requisitos será contemplado com a bolsa de estudos e fazer seu tão sonhado curso superior”, afirmou o secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas de Souza.

Edição: Lucas Weber