BALANÇO

Coronavírus já é registrado em 100 cidades gaúchas, com 918 casos confirmados

Desde o início da pandemia, já são 27 óbitos em função da doença no Rio Grande do Sul

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Em todo o Brasil, são 2.741 mortes e 43.079 casos confirmados de covid-19 - Foto: iStock/Mapa

A pandemia de covid-19 já atingiu 100 municípios do Rio Grande do Sul, totalizando 918 casos confirmados da doença. Os dados são da Secretaria Estadual da Saúde (SES), atualizados no final da tarde dessa terça-feira (21). Desde o início da pandemia, já são 27 óbitos em função da doença em território gaúcho.

Ainda conforme os dados estaduais, a capital concentra o maior número de casos confirmados, chegando a 393. Em seguida, os municípios mais atingidos são Caxias do Sul, com 44 casos; Passo Fundo, com 43 casos; Bagé, com 29 casos; e Lajeado e novo Hamburgo, cada um com 26 casos.

Quando observada a incidência da doença proporcional ao número de habitantes, Porto Alegre apresenta 26 casos a cada 100 mil pessoas. A média nacional é de 20,51 casos a cada 100 mil habitantes. Algumas pequenas cidades gaúchas apresentam altas taxas de incidência, entre elas o município de Harmonia, com 5 casos confirmados, uma média de 108 casos a cada 100 mil habitantes. Em seguida, estão São Domingos do Sul, com 3 casos e média de 97 a cada 100 mil habitantes; Tabaí, com 4 casos e média de 89 a cada 100 mil habitantes; e São Jorge, com 2 casos e média de 70 a cada 100 mil habitantes.

Em todo o Brasil, até as 14h dessa terça-feira, o Ministério da Saúde havia registrado 2.741 mortes causadas pelo coronavírus, um aumento de 166 óbitos em relação ao dia anterior. Segundo informado pela pasta com base em informações repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde, o total de casos de contaminação confirmados é de 43.079 mil. Isso significa que 2.498 novos casos foram confirmados nas últimas 24 horas.

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19. 

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia de covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do Rio Grande do Sul que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários em que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected].

 

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira