Rio Grande do Sul

Ebook

Editoras liberam versão digital do livro Lenin150 para download

Ebook disponibilizado gratuitamente ou com doação espontânea celebra os 150 anos de Vladimir Lenin

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Entre os textos, livro traz "As três fontes e as três partes componentes do marxismo", de Vladimir Lenin - Divulgação

A Editora Expressão Popular está disponibilizando para download gratuito ou doação espontânea o livro Lenin150, em celebração aos 150 anos de Vladimir Lenin. A iniciativa conta ainda com a participação das editoras Batalla de ideas (Argentina), LeftWord (Índia) e o Instituto Tricontinental de Pesquisa Social. Segundo informa o site da editora, o objetivo da publicação "é manter vivo o pensamento e o exemplo deste que foi um dos mais importantes revolucionários da história. Lenin dedicou e empenhou sua vida em construir uma nova sociedade, baseada não na exploração do ser humano pelo ser humano, mas na cooperação entre si, a partir de novos valores que têm como princípio a humanidade e não a mercadoria".

Faz parte do ebook um breve texto de Vijay Prashad, que figura como apresentação às Obras escolhidas de Lenin publicada pela Leftword na Índia, que traz a trajetória política e teórica de Lenin, demonstrando sua preocupação cotidiana e permanente com a construção da organização da classe trabalhadora para a revolução social; o poema “Vladimir Ilitch Lenin”, de Maiakovski, cuja escrita se iniciou logo após a morte do dirigente revolucionário, em janeiro de 1924, e finalizada em outubro deste mesmo ano; e, por fim, o breve e denso texto de Lenin “As três fontes e as três partes componentes do marxismo”, em que ele recupera as tradições das quais Karl Marx se valeu para elaborar sua teoria social, a saber: a Filosofia clássica alemã, a Economia Política inglesa e o Socialismo francês.

A editora expressa ainda no texto de apresentação da publicação em seu site que "é com esse espírito de solidariedade e internacionalismo que comemoramos os 150 anos de Lenin, certos de que construiremos uma nova sociedade a partir da organização e da ação da classe trabalhadora, tomando a experiência de todos os revolucionários da classe trabalhadora como aprendizado, e não como modelo".

Confira um trecho do livro:

“Em todo o mundo, da América ao Japão e da Suécia à África do Sul, multiplicam-se as organizações independentes do proletariado. Com educação e esclarecimento, ele está conduzindo sua luta de classes, livrando-se dos preconceitos da sociedade burguesa, coligando-se em ascendente união, aprendendo a avaliar a medida de seus sucessos, aguerrindo suas forças e crescendo impetuosamente” (Lenin, As três fontes)

 


Serviço:

Para fazer o download do ebook de forma gratuita você pode utilizar o link direto (CLIQUE AQUI) ou ainda optar por realizar uma doação simbólica entre R$ 5,00 e R$ 20,00 com o mesmo procedimento de comprar pelo site da Expressão Popular (CLIQUE AQUI).

Edição: Marcos Corbari