Divisão

Mães enfrentam sobrecarga ainda maior durante a quarentena

Trabalhadoras relatam como têm enfrentado as múltiplas demandas durante o isolamento

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Camila Cristina Soares de Souza, professora e mãe da Olívia, de 5 anos, e do Akin, de 3 anos - Vanessa Nicolav

As mulheres são responsáveis por 75% do trabalho de cuidado não remunerado no mundo, informa relatório da organização não governamental Oxfam, divulgado em janeiro deste ano. Durante a quarentena, elas têm enfrentado desafios ainda maiores em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Com as escolas fechadas, os filhos em casa e a necessidade de continuar trabalhando, muitas delas enfrentam até jornadas quádruplas nesse cenário de isolamento.

A professora Camila Cristina Soares de Souza, mãe da Olívia, de 5 anos, e do Akin, de 3 anos, conta que é "praticamente impossível" não se sentir sobrecarregada. "O tempo todo a gente é requisitada pelas crianças e têm os afazeres domésticos, o trabalho, o estudo. Uma coisa que a gente tenta manter é uma rotina, pelo menos de horário para acordar, para comer e para dormir, para conseguir ter um pouco de sanidade mental, para aguentar, porque às vezes as coisas fogem ao controle.”

Continua após publicidade

Ela está exercendo as funções profissionais em casa e afirma que a rotina de trabalho remoto tem demandado mais que o normal. “O meu maior desafio é ter um estado emocional tranquilo para que eu consiga atender as demandas que os meus filhos me colocam, sem explodir mesmo. O difícil é manter uma sanidade mental, porque tranquilo não tá”, desabafa.

:: Para crianças: ouça o Programa Radinho BdF ::

A administradora Gabrielle Lira de Souza, mãe da Sofia, de 9 anos, também está sentindo o peso do trabalho no espaço doméstico. “É bem complicado. Ela estava sem aula, e eu trabalhando. E tem aquela coisa: você está do lado da criança, mas ela não entende que você não está lá para brincar. Toda hora ela vem: ‘Me ajuda com a lição, eu tenho prova, me ajuda com essa questão'. É bem complicada essa adaptação”, afirma a administradora.

Gabrielle avalia que a condição de trabalho remoto acaba por impactar em maior carga horária. “Em casa a gente acaba trabalhando mais do que no escritório, porque fica um pouco sem horário. Você acaba se estendendo, almoçando do lado do computador. Como eu trabalho em uma empresa de e-commerce, a demanda aumentou bastante”, conclui.

Medos

Outro desafio é dar conta do medo trazido pela ameaça do vírus e explicar para as crianças o contexto da pandemia. “No momento, o que mais me preocupa é lidar com o invisível. O meu medo maior é a saúde do meu filho, dele precisar de um hospital e não conseguir atendimento. É um pouco difícil para ele entender. Nem os adultos entendem, imagine as crianças”, afirma a professora Letícia Barreto Guimarães, mãe de João Gabriel, de 3 anos. 

Além de lidar com a sobrecarga no trabalho, os afazeres domésticos e os cuidados com as crianças, as mulheres são também as que mais perdem trabalho em momentos de crise, segundo o relatório da Oxfam.

Para essas mães, a questão da estabilidade financeira é uma dos temas de maior preocupação. “Eu, por exemplo, trabalho em escola particular, que depende do pagamento dos pais. E o meu marido não tem previsão de pagamento, a empresa está parada. Por sorte, ele não foi mandado embora, mas de 160 funcionários, 115 foram demitidos. Muitas famílias perderam o sustento,” afirma Gabrielle.

Outro ponto em comum entre as mães é a afirmação de que o momento é de solidariedade. “A gente tem que se ajudar porque vivemos em um país complicado, que ainda tem muito o que aprender. Se a gente tiver um pouco de bom senso, o mínimo de respeito ao próximo, já faz muita diferença”, aponta a professora.

Para Camila, a força coletiva, que vem da memória da superação de outras mulheres em tempos passados, é uma inspiração para os desafios atuais. “Sempre precisamos lembrar que nossas antepassadas passaram por períodos difíceis e que este é também [um desses períodos]. A gente vai dar conta, diante do possível. Amanhã a gente não sabe o que acontecerá, mas hoje vamos fazer o que é possível para o momento”, conclui.  

Edição: Camila Maciel