Podcast

Programa Bem Viver dá orientações para o uso correto das máscaras de proteção

Ouvinte termina a semana ao som de Clementina de Jesus, sambista que levou ancestralidade às canções

Ouça o áudio:

Uso de máscaras passa a ser obrigatório em algumas regiões, mas não substitui o isolamento social e a higienização constante das mãos - Divulgação
Ouvinte termina a semana ao som de Clementina de Jesus, sambista que levou ancestralidade às canções

A edição do programa Bem Viver desta sexta-feira (24) conta com a participação do médico de família e comunidade Aristóteles Cardona Júnior, que orienta os ouvintes sobre o uso correto das máscaras de proteção.

Diversas cidades e estados brasileiros decretaram o uso obrigatório do acessório como mais uma barreira para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. No entanto, caso usadas incorretamente, as máscaras não auxiliam na proteção. Cardona Júnior orienta também como limpá-las. E reforça: o uso correto das máscaras não substitui a higienização constante das mãos.

Em entrevista ao programa, a psicanalista Maria Rita Kehl fala sobre as emoções e os sentimentos reforçados durante o período de distanciamento social. A especialista também comenta as dificuldades no processo de luto dos familiares que perderam parentes vítimas da covid-19.

Hospitais têm identificado uma tendência de aumento de queimaduras envolvendo o álcool em gel 70%. O médico Jayme Adriano Farina Júnior dá recomendações para evitar os acidentes e explica o que fazer no caso de queimaduras.

Ainda nesta edição, a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) apresenta histórias de pequenos agricultores do Norte e do Sul que encontraram alternativas para continuar o fornecimento de alimentos orgânicos para a população em meio à pandemia. 

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo; 102,7 FM no noroeste paulista; e 93,3 FM na Baixada Santista. 

No mesmo horário, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP), em 87,5 FM; Rádio Interativa de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); e Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC), em 104,9 FM.

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato

Edição: Mayara Paixão