BALANÇO

Rio Grande do Sul registra 31 óbitos e mais de mil casos confirmados de coronavírus

A capital concentra o maior número de casos confirmados de covid-19, com 413 ao todo

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Gráfico divulgado pela SES com número de casos confirmados da doença por regiões no RS - Reprodução SES

O Rio Grande do Sul possui 1.039 casos positivos confirmados de covid-19, conforme a atualização mais recente da Secretaria Estadual da Saúde (SES). Divulgado na tarde desta quinta-feira (23), o levantamento aponta que a doença segue se alastrando pelo território gaúcho, já sendo registrado em 106 municípios.

Continua após publicidade

Na manhã desta sexta-feira (24), por meio do seu perfil no Twitter, a SES divulgou mais duas mortes em decorrência da doença, um homem de 67 anos, de Venâncio Aires; e uma mulher de 86 anos, de Lajeado. São as primeiras mortes em ambos os municípios.

Um outro óbito ocorrido em Lajeado, com suspeita de covid-19, aguarda confirmação pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). Ocorrido na madrugada desta quinta (23), trata-se de um homem de 37 anos. Se confirmado, configura o paciente mais jovem vítima da doença no estado.

Porto Alegre

A capital concentra o maior número de casos confirmados de covid-19, com 413 ao todo. Em seguida, os municípios que mais registram casos são Passo Fundo, com 73; Caxias do Sul, com 46; Lajeado, com 40; Marau, com 33; Bagé, com 29; e Novo Hamburgo, com 26.

Quando observada a incidência de casos proporcionais ao número de habitantes, o Rio Grande do Sul apresenta 9,13 a cada 100 mil habitantes e uma taxa de letalidade de 3%. O número fica abaixo da média nacional, que tem uma incidência de 23,57 casos a cada 100 mil habitantes e taxa de letalidade de 6,67.

Recorde de mortes por dia no país

Em todo o Brasil, somente nas últimas 24 horas, foram registradas 407 mortes por covid-19, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde nessa quinta-feira (23). Esse é o novo recorde diário do país. São 3.313 vítimas do novo coronavírus até o momento. Os casos confirmados chegam a 49.492, sendo que 3.735 foram registrados no último dia — acréscimo de 8,2%.

São Paulo segue na liderança entre os estados, com 16.740 casos e 1.345 mortes, seguido por Rio de Janeiro (6.172 casos e 530 mortes) e Ceará (4.598 casos e 266 mortes).

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS) a crises mais graves, como a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19. 

Como ajudar

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do Rio Grande do Sul que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected].

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira