diagnóstico

Testes rápidos para covid-19 começam a ser realizados na Paraíba

Governo estadual adquiriu, com recursos próprios, 310 mil testes, que serão distribuídos para 36 municípios

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Caixas com teste rápidos adquiridos pelo Governo do estado da Paraíba. - Reprodução

O governo da Paraíba começou a aplicar, nesta sexta-feira (24), testes rápidos de covid-19 nas pessoas que apresentam síndrome gripal. Os testes estão sendo realizados nos serviços estaduais de saúde pela Secretaria de Estado da Saúde (SES),

De acordo com a secretária executiva da Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, a SES realizou uma compra de 310 mil testes rápidos, porém eles chegarão em lotes. O primeiro chegou na última quarta-feira (22), com 20 mil testes. Ela pontua que eles estarão disponíveis nas unidades de pronto atendimento de gerência estadual e a oferta será ampliada à medida que surgir a necessidade.

“O teste rápido é um modelo de triagem, não um teste confirmatório. Ele pode indicar se a pessoa está infectada ou recuperada da infecção. Trata-se de uma ferramenta que funciona como auxílio no diagnóstico de infecções primárias e secundárias pelo novo coronavírus. Existem limitações, pois o caso suspeito deve esperar um período mínimo de oito dias para que o sistema imunológico possa produzir anticorpos em quantidade suficiente para ser detectado pelo teste. Se o teste rápido apresentar o resultado positivo, o ideal é confirmar com o exame PCR”, explicou o secretário executivo de Gestão de Redes de Saúde, Daniel Beltrammi.

Os testes rápidos serão distribuídos em serviços estaduais e municipais para testagem do público-alvo mantendo o fluxo de registro das informações via sistemas oficiais. Todo caso com teste reagente deverá ser informado ao Estado de forma imediata. Neste primeiro bloco de testagem, a Vigilância Epidemiológica vai trabalhar com as unidades sentinelas, a exemplo das UPAs, onde costumam chegar mais casos de síndrome gripal.

Continua após publicidade

“Vamos testar os 223 municípios, porém, neste primeiro lote, vamos concentrar os esforços na região que tem mais de 80% dos casos da Covid-19 na Paraíba: João Pessoa, Santa Rita, Cabedelo, Bayeux. A intenção é ampliar a testagem quando os próximos lotes chegarem”, informou a secretária executiva da Saúde, Renata Nóbrega.

Os testes rápidos serão utilizados nas pessoas a partir do oitavo dia do início de sintomas de síndrome gripal (febre, tosse seca, dor de garganta, dor no corpo) e ofertados nos serviços de saúde do Estado.

Renata explicou, ainda, que, neste primeiro momento, a estratégia é captar mais casos em todas as regiões de Saúde. 

“Em João Pessoa, de acordo com a pactuação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a SES, a proposta é priorizar o banco de pessoas que já fez contato através dos números telefônicos da SMS ou através das Unidades de Saúde da Família. Serão disponibilizadas 30 equipes para retornar a essas solicitações e avaliar a necessidade de fazer a testagem”, afirmou Renata. A mesma estratégia da capital deve ser usada em Campina Grande, por meio dos serviços de referência.
 

Onde fazer teste para covid-19 em outras cidades:

2ª Gerência Regional de Saúde (GRS): referência para os testes rápidos será a UPA de Guarabira.

3ª GRS: os testes rápidos serão realizados no Hospital Municipal de Esperança, no Centro de Testagem de Esperança e no Hospital Municipal de Areia.

4ª GRS: a oferta dos testes rápidos será no Centro de Testagem de Cuité, Centro Testagem de Picuí e Hospital Regional de Picuí.

5ª GRS: teremos o Hospital de Sumé, Hospital de Serra Branca, UPA de Monteiro.

6ª GRS: Hospital Regional de Patos ou UPA de Patos e Hospital Sinhá Carneiro, em Santa Luzia.

7ª GRS: Piancó, Conceição, Hospital Regional de Itaporanga.

8ª GRS: Hospital Regional de Catolé, Hospital Municipal de São Bento, Hospital Municipal de Brejo do Cruz.

9ª GRS: UPA de Cajazeiras, Posto de Testagem Uiraúna, Hospital Municipal de São José de Piranhas.

11ª GRS: Hospital de Princesa Isabel, Hospital Municipal de Princesa Isabel, Hospital Municipal de Água Branca e Hospital Municipal de Juru.

12ª GRS: UPA de Ingá, Hospital Municipal de Pedras de Fogo, Posto de Testagem de Itabaiana.

13ª GRS: Pombal Hospital Regional de Pombal, UPA de Pombal, Hospital Municipal de Paulista.

14ª GRS: Posto de Testagem de Mamanguape, Secretaria Municipal de Saúde e Hospital Regional.

15ª GRS: Hospital Regional de Queimadas, Hospital Municipal de Aroeiras, Hospital Municipal de Boqueirão.

16ª GRS: Hospital Geral de Taperoá e Hospital Municipal de Soledade.

Fonte: BdF Paraíba

Edição: Heloisa de Sousa