Solidariedade

Ato de solidariedade promovido pelo MST distribui alimentos em Ceará Mirim (RN)

Na sexta-feira (24), foi realizada a distribuição de 1,2 tonelada de alimentos para mais de 200 famílias

Brasil de Fato | Ceará Mirim (RN) |
MST promove ação de solidariedade em Ceará Mirim - Setor de comunicação do MST

Mais de uma tonelada de alimentos foi distribuída, na última sexta-feira (24), no município de Ceará Mirim (RN). A doação foi realizada por famílias organizadas no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Esta ação ocorreu junto ao abrigo de idosos São Vicente de Paula e, também, com 200 famílias do bairro do Formigueiro, na periferia da cidade.

Segundo Vanuza Macedo, da direção nacional do MST no estado, o movimento já realizou doações e fez atividades com o abrigo, não sendo a primeira contribuição com a instituição. Ela ressalta que a atividade respeitou a indicação de não aglomeração, além da higienização adequada dos produtos.

:: Movimentos de moradia organizam ações de solidariedade em comunidades em todo o país ::

A atividade se soma às demais realizadas pelo MST no mês de abril, quando acontece a Jornada Nacional de Lutas pela Reforma Agrária, momento em que os sem-terra relembra os 21 trabalhadores rurais mortos pela polícia militar no episódio que ficou mundialmente conhecido como Massacre de Eldorado do Carajás, que ocorreu no dia 17 de abril de 1996. 

Esse ano, devido à pandemia da covid-19, a jornada se transformou em ações de solidariedade por todo país. O MST já distribuiu mais de 500 toneladas de alimentos saudáveis, frutos de assentamentos da reforma agrária. 

Seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e sob o lema "Reforma agrária contra a impunidade, produzindo alimentos para o campo e para a cidade!", assentados e acampados do Rio Grande do Norte organizam campanhas de arrecadação e distribuição de alimentos para as famílias em situação de vulnerabilidade da região metropolitana de Natal.

Para Vanuza, "o MST acredita que a solidariedade humana é elemento fundamental para salvar vidas" por isso, vem promovendo as atividades.

:: Campanha de doações presta assistência a mulheres de Pernambuco em meio à pandemia ::

Em vários estados do país, o movimento vem organizando doações de alimentos para comunidades carentes, hospitais e asilos. Além disso, tem ocorrido experiências em distribuir marmitas e realizar cafés solidários, como as promovidas pelo Armazém do Campo do Recife (PE) e de São Luís (MA). 

Fonte: BdF Rio Grande do Norte

Edição: Gabriela Cavalcanti e Vivian Fernandes