Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Política

SOLIDARIEDADE

Conheça o coletivo Unificados Pela População em Situação de Rua, do Recife

Divididos em cinco setores, o coletivo organiza escalas para 700 voluntários nos três pontos e rondas toda semana

27.abr.2020 às 15h11
Recife (PE)
Iyale Tahyrine

A ação também tem fornecido todos os dias banho, alimentação (café da manhã e jantar) e outros serviços em três pontos fixos no Recife - Marmita Solidária

Das redes para as ruas. Foi assim que o coletivo Unificados Pela População em Situação de Rua surgiu. No início eram um grupo de whatsapp com poucas pessoas dispersas que realizavam trabalhos voluntários em alguns pontos da Região Metropolitana do Recife mas com o início da pandemia da covid-19, o grupo ganhou corpo e resolveu atuar de maneira intencionalizada. Atualmente o coletivo está atuando numa ação estratégica e emergencial chamada #todospelarua, que visa tentar suprir parte das necessidades mais emergenciais da população em situação de rua com distribuição de marmitas, cestas básicas e oferecendo banhos.

Desse pequeno grupo outros grupos e pessoas da sociedade civil se somaram e estabeleceram diversas parcerias importantes com a Igreja Católica, com a Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com o grupo Samaritanos e com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na qual conformaram a ação Marmita Solidária, integrante do Projeto Mãos Solidárias que acontece diariamente no Armazém do Campo Recife, no bairro de Santo Antônio.

Segundo Magdala Mirelle, coordenadora de voluntários do coletivo, diz que todas os alimentos são arrecadados a partir de doações a campanha tem crescido cada vez mais. “A gente distribui 1.800 marmitas por dia [marmita solidária]; conseguimos colocar rondas pra poder conseguir atingir outros locais dentro da região metropolitana, então hoje a gente consegue fazer Cordeiro, Caxangá, Olinda, Boa Viagem e Prazeres. Tudo isso com rondas de quentinhas e águas”.

Além dessas rondas, a ação tem fornecido todos os dias banho, alimentação (café da manhã e jantar) e outros serviços em três pontos fixos no Recife:
Armazém do Campo: Av. Martins de Barros, 387 – Santo Antônio, Recife. Fornecem café da manhã e jantar em parceria a campanha Marmita Solidária.
Armazém 14: Av. Alfredo Lisboa, s/n – Recife. Em parceria com o Governo do Estado que está oferecendo banho e alimentos. 
Antigo colégio Liceu: Praça da República, 281 -Santo Antônio, Recife. Com banho e lavagem de roupas.

Com 20 coordenadores e coordenadoras divididos em cinco setores, o coletivo organiza escalas para 700 voluntários nos três pontos e rondas toda semana. Para quem quiser fazer sua doação financeira é possível fazer depósito ou transferência para a seguinte entidade:
Associação Católica dos Samaritanos
Banco do Brasil
Agência: 3243-3/ Conta Corrente: 43787-5
CNPJ: 32.589.782/0001-32

Essa semana, também começaram a arrecadar roupas que serão doadas para a população em situação de rua. As doações podem ser feitas no Antigo Colégio Liceu. Já as doações de alimentos e materiais de higiene podem ser entregues no Armazém do Campo Recife. Para quem quiser ser voluntário ou voluntária, é só preencher um formulário online que está disponível na página do coletivo no Instagram @unificadpspsr. 

Sobre a dinâmica Magdala diz que “A pessoa se inscreve e em 24h entramos em contato com ela via whatsapp e colocamos ela no grupo oficial dos voluntários. Toda semana a pessoa pode se candidatar para ser voluntário. Eles escolhem horário e dia que tem disponibilidade”.

Editado por: Monyse Ravena
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

ARTE POPULAR

Guaíba recebe o 4º Encontro de Cultura Popular e Teatro Popular até domingo (11)

Reconstrução justa

Seminário debate crise climática e aponta ações para reparação aos atingidos das enchentes do RS

Estratégia russa

Rússia retoma controle de Kursk: o que isso significa para a guerra da Ucrânia?

Justiça

STF: depoimentos de testemunhas na ação da trama golpista serão dia 30

EVENTO GRATUITO

Festival em Curitiba destaca dança, música e resistência afro-brasileira com programação gratuita

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.