Levantamento

Com novo recorde diário, Brasil ultrapassa 5 mil mortes pelo novo coronavírus

É a primeira vez que o Ministério da Saúde registra a marca de 474 mortes em 24 horas; número de infectados vai a 71.886

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

País tem 5.017 mortes causadas pelo novo coronavírus, diz governo - Alex Pazuello/Semcom

O Brasil chegou à marca de 5.017 mortes causadas pelo novo coronavírus nesta terça-feira (28), de acordo com levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde. O país também bateu um novo recorde diário de vítimas: foram 474 novos óbitos registrados nas últimas 24 horas.

Ao todo, agora são 71.886 casos confirmados de pessoas que se infectaram. De segunda para esta terça, foram 5.385 novos registros, segundo o balanço.

Ainda conforme o governo, 32.544 pacientes tiveram a doença se recuperaram. Além disso, 34.325 pessoas estão sob acompanhamento médico. 1.156 mortes estão em investigação.

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19. 

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação. 

Edição: Rodrigo Chagas