Podcast

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 29 de abril de 2020

Tá tudo em análise, não tá liberando de jeito nenhum o auxílio

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA
Tá tudo em análise, não tá liberando de jeito nenhum o auxílio

Líderes da oposição afirmaram, na tarde desta quarta-feira (29), que a suspensão da nomeação do delegado Alexandre Ramagem para a direção-geral da Polícia Federal (PF), feita pelo ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF), é "sensata", porém alertaram para riscos de judicialização da política. O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ), foi um dos integrantes da oposição que mostrou preocupação: “Acho que temos que utilizar todos os instrumentos disponíveis para frear o fascismo. Só acho importante que não nos esqueçamos de que o super fortalecimento do Judiciário foi também um dos elementos que nos trouxeram ao estágio atual", disse nas redes sociais. 

Continua após publicidade

Após decisão do ministro do STF, Jair Bolsonaro desistiu de nomear Ramagem como substituto de Maurício Valeixo na condução da PF. O decreto de Bolsonaro, publicado em edição extra do Diário Oficial da União, também cancela a exoneração de Ramagem da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).

Nas notícias sobre a pandemia do coronavírus no Brasil, o país voltou a ter um registro de mortes pela covid-19 nas últimas 24 horas maior a 400, a cifra foi de 449. Oficialmente o Brasil tem 5.466 vítimas fatais da doença, e 78.162 infectados. 

Após responder de forma desdenhosa com um "E daí?" a um jornalista que questionou o fato de o Brasil ter superado a China em quantidade de mortes pela covid-19, Bolsonaro mudou a estratégia e passou a responsabilizar as medidas de isolamento implementadas por governadores e prefeitos pelas mortes pela doença. 

Ainda no jornal, relatos sobre dificuldades para ter acesso a renda básica emergencial. Reportagem da Brasil Atual constatou o drama e os riscos a que estão expostos cidadãos em uma fila da Caixa Econômica Federal na tentativa de conseguir o benefício.

Falta de orientações do governo de Jair Bolsonaro está entre as principais reclamações de quem necessita do auxílio e não está conseguindo.

"Tá tudo em análise, não tá liberando de jeito nenhum o auxílio", reclama Marcelo Barbosa Vieira, pai de 3 filhos e desempregado, e que mora em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. 

Confira todos os destaques no início do jornal. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos