Podcast

Radinho BdF: biólogo explica às crianças como fazer uma horta caseira

Um programa repleto de natureza espera por crianças e cuidadores nas ondas do rádio

Ouça o áudio:

O Radinho BdF é um programa semanal de 30 minutos voltado às crianças e aos cuidadores - Divulgação
Um programa repleto de natureza espera por crianças e cuidadores nas ondas do rádio

O programa Radinho BdF desta quarta-feira (29) conta com a participação do biólogo e educador Rafael Sposito, que ensina como fazer uma horta caseira aproveitando utensílios e alimentos que já temos em casa. 

O cuidado com a terra e com as plantas pode ajudar no desenvolvimento e trazer ensinamentos às crianças, e é mais uma atividade caseira para o período de isolamento social.

A natureza também está presente no momento de contação de histórias. “Mari, a sementinha” (Ed. Nandyala, 2018) fala sobre a pequena semente de cachos crespos que viajou nas asas de uma abelha em busca de um lugar melhor para germinar. Ela virou exemplo para todas as outras plantinhas.

A história é da autora Maíra Oliveira, do Grupo Ujima: contadores de Histórias Negras - Literatura Infantojuvenil, e faz uma homenagem à vereadora Marielle Franco.

A doçura ocupa o programa no quadro Receita da Vovó. A jornalista Maíra Kubik compartilha uma receita rápida de brigadeirão, que encontrou no caderno de receitas da avó e comia entre uma brincadeira e outra durante a infância. A receita completa para fazer com as crianças está disponível no final da página.

Ainda nesta edição, teve espaço para o pequeno Humberto, de 7 anos, contar o que tem feito para aproveitar o tempo em sua casa, no município de São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo.


Sintonize

O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30 na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, e você ouve direto no site do BdF.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].


Receita de Brigadeirão

São duas latas de leite condensado, uma lata de creme de leite, três ovos, três colheres de achocolatado e duas colheres de manteiga.

Acho importante não usar os achocolatados que vêm adoçados, porque o leite condensado já é muito doce. Prefiro aqueles que têm uma quantidade maior de cacau.

É muito fácil de fazer! É só pegar tudo isso, colocar no liquidificador e bater!

Quando estiver tudo bem misturadinho, pegue uma forma, unte ela com manteiga, polvilhe com um pouquinho de açúcar e coloque a mistura nela.

A forma precisa ir para o forno em banho-maria, que é quando você coloca uma panela cheia de água e a forma dentro dela. Virada para cima, né? Afinal, não queremos misturar tudo com a água.

Deixe no forno mais ou menos 30 minutos.

É fácil saber se você precisa deixar mais ou menos tempo, dependendo do seu fogão: para saber se está pronto, pegue um palitinho de dente e enfie na massa. Se sair e não tiver nada grudado em volta, quer dizer que já está bom!

A ideia é que a consistência fique parecida com um pudim, já que o brigadeirão é um grande pudim de brigadeiro!


Brigadeirão foi a receita da quinta edição do Radinho BdF / Divulgação

Edição: Mayara Paixão