Podcast

Radinho BdF: biólogo explica às crianças como fazer uma horta caseira

Um programa repleto de natureza espera por crianças e cuidadores nas ondas do rádio

Ouça o áudio:

O Radinho BdF é um programa semanal de 30 minutos voltado às crianças e aos cuidadores - Divulgação
Um programa repleto de natureza espera por crianças e cuidadores nas ondas do rádio

O programa Radinho BdF desta quarta-feira (29) conta com a participação do biólogo e educador Rafael Sposito, que ensina como fazer uma horta caseira aproveitando utensílios e alimentos que já temos em casa. 

Continua após publicidade

O cuidado com a terra e com as plantas pode ajudar no desenvolvimento e trazer ensinamentos às crianças, e é mais uma atividade caseira para o período de isolamento social.

Continua após publicidade

A natureza também está presente no momento de contação de histórias. “Mari, a sementinha” (Ed. Nandyala, 2018) fala sobre a pequena semente de cachos crespos que viajou nas asas de uma abelha em busca de um lugar melhor para germinar. Ela virou exemplo para todas as outras plantinhas.

Continua após publicidade

A história é da autora Maíra Oliveira, do Grupo Ujima: contadores de Histórias Negras - Literatura Infantojuvenil, e faz uma homenagem à vereadora Marielle Franco.

Continua após publicidade

A doçura ocupa o programa no quadro Receita da Vovó. A jornalista Maíra Kubik compartilha uma receita rápida de brigadeirão, que encontrou no caderno de receitas da avó e comia entre uma brincadeira e outra durante a infância. A receita completa para fazer com as crianças está disponível no final da página.

Ainda nesta edição, teve espaço para o pequeno Humberto, de 7 anos, contar o que tem feito para aproveitar o tempo em sua casa, no município de São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo.


Sintonize

O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30 na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, e você ouve direto no site do BdF.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].


Receita de Brigadeirão

São duas latas de leite condensado, uma lata de creme de leite, três ovos, três colheres de achocolatado e duas colheres de manteiga.

Acho importante não usar os achocolatados que vêm adoçados, porque o leite condensado já é muito doce. Prefiro aqueles que têm uma quantidade maior de cacau.

É muito fácil de fazer! É só pegar tudo isso, colocar no liquidificador e bater!

Quando estiver tudo bem misturadinho, pegue uma forma, unte ela com manteiga, polvilhe com um pouquinho de açúcar e coloque a mistura nela.

A forma precisa ir para o forno em banho-maria, que é quando você coloca uma panela cheia de água e a forma dentro dela. Virada para cima, né? Afinal, não queremos misturar tudo com a água.

Deixe no forno mais ou menos 30 minutos.

É fácil saber se você precisa deixar mais ou menos tempo, dependendo do seu fogão: para saber se está pronto, pegue um palitinho de dente e enfie na massa. Se sair e não tiver nada grudado em volta, quer dizer que já está bom!

A ideia é que a consistência fique parecida com um pudim, já que o brigadeirão é um grande pudim de brigadeiro!


Brigadeirão foi a receita da quinta edição do Radinho BdF / Divulgação

Edição: Mayara Paixão