1º de Maio

Dia do Trabalhador na Paraíba será transmitido ao vivo no YouTube

Evento virtual terá intervenções políticas e participação de artistas como Adeildo Vieira, Escurinho e Gatunas

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Transmissão será realizada das 9h às 11h30, por meio do canal do Brasil de Fato no YouTube - Reprodução

O Dia Internacional de Luta dos Trabalhadores será confraternizado, este ano, de uma maneira diferente. O canal do jornal Brasil de Fato Paraíba no YouTube (www.youtube.com/c/BrasildeFatoPB) fará transmissão ao vivo nesta sexta-feira 1º de Maio, a partir das 9h. A programação fará parte de uma ação integrada com vários atos que estarão acontecendo em cidades por todos os estado do Brasil.

A transmissão, de caráter político-cultural, tem como tema “Solidariedade, saúde, emprego, renda e democracia! Fora Bolsonaro!” e faz referência à insegurança da sociedade no momento de pandemia, em virtude da condução autoritária e negacionista do governo federal.

:: Conheça as origens do Dia Internacional de Luta dos Trabalhadores e Trabalhadoras ::

Na Paraíba, CUT-PB, CTB-PB, Intersindical, Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, assim como representações do movimento de mulheres, partidos do campo progressista e ADUFPB, se juntaram para realizar numa perspectiva de fortalecimento da democracia, por mais emprego e renda e por solidariedade entre as pessoas durante a pandemia de covid-19.

Além das organizações políticas, o evento virtual contará com a participarão de vários artistas, entre eles Adeildo Vieira, Escurinho, Cida Alves, Gatunas, Bebé e Chico de Natércio, Beto Melo, Vitória Ohana e o grupo Maria Sem Vergonha.

Para o presidente da CUT-PB, Tião Santos, um dos maiores desafios do 1° de maio de 2020 é fazer com que a pauta do ato chegue ao maior número de trabalhadores e trabalhadoras possível. “A quarentena nos impossibilita de fazermos o ato como de costume e sabemos que a internet não é um mecanismo acessível a todos. Entretanto não abriremos mão de denunciar o desmonte do Estado e toda essa conjuntura desastrosa do governo Bolsonaro”, disse ele.

A representante da Associação Brasileira de Mulheres (AMB) Joana D'Arc da Silva, falou das reivindicações do movimento feminista para o 1° de maio. “Nós do movimento de mulheres, enquanto trabalhadoras, nos unimos neste 1° de maio aos movimentos que pensam novas relações e formas de superar as opressões e diferenças no mundo do trabalho, defendemos que sejam desenvolvidas relações mais equânimes com garantia à vida das mulheres. É muito importante entender como as mulheres estão sendo afetadas neste momento de crise, a nossa vulnerabilidade em relação à violência doméstica, entender que devido ao patriarcado, sempre assumimos os papéis de cuidado, seja no espaço doméstico ou público, expressão disso é que mais de 50% dos(as) profissionais da saúde são mulheres ocupando cargos de enfermeiras, somos as mais afetadas pela pandemia"

Após o término do evento na Paraíba, as centrais sindicais nacionais também transmitirão um ato virtual do 1° de maio Solidário para todo o Brasil, com apresentações feitas em casa por uma série de artistas de renome nacional. O evento será exibido via transmissão cruzada no facebook da CUT-PB (www.facebook.com/cutparaiba).


Divulgação / Card

Fonte: BdF Paraíba

Edição: Heloisa de Sousa e Vivian Fernandes