NOVAS MEDIDAS

Uso de máscaras passa a ser obrigatório no transporte público de São Paulo

Taxa de isolamento segue em 48%, abaixo do mínimo recomendado pelos órgãos de saúde

|
Passageiros não poderão embarcar sem a máscara - Rovena Rosa/Agência Brasil

O uso de máscara passa a ser obrigatório nos trens, ônibus e metrô de São Paulo a partir da próxima segunda-feira (4). O decreto com a determinação foi publicado nesta quinta-feira (30) no Diário Oficial do Estado.

Os usuários que estiverem sem a máscara não terão acesso ao transporte. A obrigatoriedade do uso de máscara também é válida para táxis e carros de aplicativos.

Na capital paulista, a prefeitura já editou um decreto que recomenda o uso das máscaras em todos os locais públicos da cidade e também nos transportes públicos, mas que não o tornava obrigatório. O governo paulista também já havia feito o mesmo.

:: Brasil chega a 78.162 casos confirmados da covid-19, com mortalidade de quase 7% ::

Outras medidas

O Brasil registrou 78.162 casos confirmados e 5.466 mortes por coronavírus até quarta-feira (29), segundo dados do Ministério da Saúde.

Na próxima sexta-feira (1º), São Paulo inaugura o terceiro hospital de campanha, no Ibirapuera. O local contará com 268 leitos e complementa o trabalho dos hospitais de campanha do Pacaembu e Anhembi.

:: Brasil deve ter um milhão de contaminados, estima ex-ministro da Saúde José Temporão ::

O governo de São Paulo também anunciou a compra de 3 mil respiradores para o sistema público do estado. A secretaria de Saúde prevê a entrega de 500 unidades já nesta semana. Os aparelhos são enviados pela China, comprados por R$ 550 milhões.

Isolamento baixo

A taxa de isolamento de todo estado e também capital paulista, nesta terça-feira (28), foi de 48%. O número segue abaixo da taxa mínima recomendada pelas entidades de saúde. “Fiquem em casa. Precisamos elevar os 48% para 60%. Senão o número de casos vai crescer numa muito velocidade maior”, declarou José Henrique Germann, secretário estadual de Saúde.

:: Coronavírus: trabalhadores da saúde lutam contra medo, riscos e falta de estrutura ::

O número de internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em todo o estado é de 1.786 pacientes, ou seja, 68% dos leitos públicos estão ocupados. Só na Grande São Paulo, 85% das UTIs da rede estão ocupadas.

Durante a coletiva realizada na quarta-feira (29), o prefeito Bruno Covas afirmou que há negociações para a utilização de leitos privados por meio de um convênio com a prefeitura. “Negociamos com dois hospitais privados para um convênio, mas se for o caso, vamos requisitar os leitos daqueles que não querem negociar conosco”, afirmou.

Dispersão em cidades

A pandemia do novo coronavírus está se espalhando pelo interior do estado de São Paulo. De acordo com o alerta do Centro de Contingência do Coronavírus, polos regionais, como Campinas, Bauru e São José do Rio Preto, apresentam risco de disseminação do vírus até cinco vezes maior.

:: Após Brasil superar China em mortes por covid-19, ministro admite que situação piorou ::

A pesquisa feita pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) aponta ainda que a rota de disseminação do vírus se concentra ao redor da capital e se dissemina pelas principais rodovias que cortam o interior.

Além da densidade populacional, o estudo observou a distância como outro fator importante de dispersão da covid-19. “O risco imediato, como é a condição de vigilância neste momento, é 25% menor a cada 100 quilômetros de distância da capital”, ressaltou o professor Carlos Magno Fortaleza, coordenador do estudo.