Conflito

Venezuela impede invasão marítima de paramilitares

Invasores vindos da Colômbia são detidos em águas territoriais venezuelanas com fuzis

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
O Ministro da Justiça, Interior e Paz, Nestor Reverol, em coletiva de imprensa detalhando as ações de paramilitares - TelesurTV

O governo venezuelano anunciou, na manhã deste domingo (3), que impediu uma invasão marítima de seu território por “terroristas” paramilitares vindos da Colômbia. O Ministro da Justiça, Interior e Paz, Nestor Reverol, afirmou que um grupo de homens fortemente armados com fuzis tentou entrar no país pela costa do estado de La Guaira. 

“Esses terroristas tentaram entrar em lanchas rápidas pela costa do estado de La Guaira, mas graças às ações oportunas e efetivas da nossa Força Armada Nacional Bolivariana, as ações das Forças Especiais e da Polícia Nacional Bolivariana, oito foram mortos e outros dois detidos”, relatou. Um dos detentos se identificou como agente da DEA, agência anti-narcóticos estadunidense. 

A incursão ocorreu na madrugada deste domingo e, de acordo com o ministro da Justiça, os integrantes tinham como objetivo “cometer atos terroristas no país, o assassinato de líderes do governo revolucionário, o aumento da violência, gerar caos e confusão na população e com isso tentar novamente mais um golpe de estado”. 

O governo venezuelano enfatizou que operações para rastrear outros participantes da ação continuam por “terra, ar e água”, não descartando a possibilidade de futuras detenções de pessoas ligadas ao grupo. 

Ao longo dos últimos anos aconteceram diversas tentativas frustradas de remover o governo legitimamente constituído de Nicolas Maduro, entre elas, o assassinato do presidente com drones explosivos, e a nomeação de um presidente paralelo pela Assembleia Nacional, Juan Guaidó, reconhecido por mais de 60 países, incluindo o Brasil e os Estados Unidos. 

Para Diosdado Cabello, político e membro do Congresso venezuelano, a tentativa de golpe deste domingo (3) não passa de “mais um atentado da direita e do imperialismo norte-americano”, ressaltando que o povo venezuelano precisa “continuar dando golpes neles também”. “Estamos vencendo e venceremos, nós vamos vencer...Que viva Bolívar, viva Chávez, viva Maduro e viva a Revolução Bolivariana”, proclamou Cabello. 

Manifestações de solidariedade

Em nota à imprensa, o Comitê Anti-Imperialista General Abreu e Lima (CAL) e o Instituto Cubano de Amizade com Entre os Povos (ICAP), reafirmaram seu apoio ao governo e povo venezuelano: 

O Comitê anti-imperialista General Abreu e Lima – CAL repudia
veementemente mais um ataque covarde aos nossos irmãos
bolivarianos!

Na madrugada do dia 03 de maio de 2020, grupos de mercenários terroristas,
procedentes da Colômbia, tentaram invadir o território da República Bolivariana da Venezuela por via marítima, nos limites de La Guaira. Contudo, esses paramilitares, portando fuzis de assalto e a bordo de lanchas rápidas, foram prontamente abatidos e capturados por patrulheiros bolvarianos!

Esse é mais um vil capítulo do longo processo de desestabilização ao qual é submetido a revolução bolivariana, mesmo durante o enfrentamento de uma pandemia que ceifa as vidas de milhares de trabalhadores, explorados pelo capitalismo, em todo o mundo! Embargo econômico, perseguição aos representantes políticos democraticamente eleitos, reconhecimento de um “presidente autointitulado” e sem votos, financiamento de grupos paramilitares, tentativas de expulsão de diplomatas e de invasões militares constituem o inescrupuloso cardápio de asfixia da valente e soberana nação venezuelana!

A mando dos EUA e tendo como apoiadores de primeira hora, os governos sabujos de plantão do Brasil e da Colômbia, o imperialismo busca a todo custo se apropriar do “ouro negro” da Venezuela!

Não aceitaremos e não assistiremos passivamente mais uma criminosa ação!

Agiremos para impedi-la!

Lutaremos pela paz entre as nações e pela autodeterminação dos povos!

Todo repúdio às subservientes políticas externas brasileira e colombiana!

Venezuela se respeita!

Brasília, 3 de maio de 20204

Comitê anti-imperialista General Abreu e Lima – CAL

 

El Instituto Cubano de Amistad con los Pueblos rechaza y repudia enérgicamente la intentona de invasión militar a la hermana República Bolivariana de Venezuela por vía marítima desde Colombia perpetrada en la madrugada de hoy, con el propósito manifiesto de subvertir a la heroica Revolución Bolivariana. 
 
Denunciamos ante la comunidad internacional que esta nueva agresión militar ha sido alentada por la política hostil del Imperio en contubernio con sus lacayos regionales y pone en grave peligro la paz y estabilidad regional y ratificamos la Declaración de la CELAC de América Latina como Zona de Paz. Acciones criminales de esta naturaleza que pretenden mediante la violencia atacar la institucionalidad venezolana en tiempos en el que el Estado y pueblo venezolanos luchan denodadamente contra una Pandemia Global que azota la humanidad, adquiere un carácter terrorista y denigra a quién las acomete por lo que deben ser ampliamente rechazadas por todas las personas de buena voluntad del mundo. 
 
Apoyamos la unidad cívico militar de la República Bolivariana y celebramos la rápida y contundente respuesta de las FNBV que propinó una nueva derrota al Imperio y sus cómplices con la frustracion de esta nueva intentona por derrocar al gobierno constitucionalmente electo de Nicolás Maduro Moros. 
 
Ratificamos nuestro incondicional apoyo al gobierno y pueblo venezolanos, a la patria de Bolívar y Chávez; y defendemos su derecho inalienable a ejercer su soberanía y a elegir su destino en paz. Estamos convencidos que en unidad, una vez más la Patria Grande vencerá. 
 
Exhortamos a todos los amigos del mundo, amantes de la justicia, la libertad y la paz a expresar su solidaridad y levantar su voz en contra de esta nueva agresión que ha sido orquestada en contra de la hermana República Bolivariana de Venezuela. 
 
¡Viva Venezuela! ¡Viva la Revolución Bolivariana! 
 
La Habana, 3 de mayo de 2020. 

Edição: Ítalo Piva