Minas Gerais

RESPONSABILIDADE

Para Conselho de Saúde de BH, comércio só reabre após população ter testagem rápida

Nota lançada nesta segunda (4) apoia as ações de isolamento social implantadas pela Prefeitura

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
teste rapido
Governo da Paraíba começou em 27 de abril o teste rápido em idosos e funcionários de instituições de longa permanência - GovParaíba

O Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte divulgou nota hoje (4) reforçando que o isolamento social é o fator de sucesso no controle da pandemia do covid-19 na capital mineira. O posicionamento é importante pois a prefeitura passa por uma pressão do setor empresarial, cidades da Região Metropolitana e governo estadual para que reabra seu comércio. Para o conselho, as atividades podem ser retomadas desde que o município tenha condições de fazer testagem rápida para identificar contaminações e controlar a transmissão da doença.

Belo Horizonte é a segunda capital do Brasil com menor índice de contaminação, tendo 21,7 diagnósticos confirmados por 100 mil habitantes, segundo reportagem do jornal Estado de Minas. Na avaliação do Conselho de Saúde, isso é resultado da política de isolamento social, orientações sobre higiene e obrigatoriedade do uso de máscaras.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui! ::

“O Boletim Epidemiológico B2020 da Secretaria Municipal de Saúde publicado no dia 29 de abril revela redução das notificações de Síndrome Aguda Respiratória Grave de 280 para 90 casos por semana, após medidas de isolamento da PBH iniciadas em 20 de março. Isso significa uma redução de quase 70% do número de pessoas que apresentaram a forma clínica mais grave que a COVID-19 pode provocar”.

Contra a posição do presidente e empresários

A nota destaca que as declarações do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), têm sido desumanas e irresponsáveis, ao se preocupar com a reabertura do comércio e com a economia do que com vidas humanas. Lamenta, ainda, que alguns empresários e vereadores de Belo Horizonte estejam apoiando tais posturas.

O que é o Conselho

O Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte tem a função de decidir e fiscalizar as ações do Sistema Único de Saúde (SUS), assim como de questões de saúde em geral implantadas na capital mineira. Ele é formado por trabalhadores do SUS, usuários e gestores.

Edição: Elis Almeida