Podcast

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 7 de maio de 2020

É um absurdo um familiar morto estar em um carro de passeio, onde só deitaram o banco para trás

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA
É um absurdo um familiar morto estar em um carro de passeio, onde só deitaram o banco para trás

Após anunciar segunda parcela do auxílio emergencial para esta semana, o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni (DEM), voltou atrás e diz que pagamento será feito só na semana que vem. Nesta quinta-feira (7), Onyx afirmou que o pagamento sairá na próxima semana e o anúncio do cronograma deve ser feito até amanhã. 

Sem ainda garantir o pagamento da segunda parcela, existem diversos casos de pessoas elegíveis que não conseguiram ter acesso à primeira. Ainda há relatos de problemas com aplicativo criado para cadastros, aceitação de CPFs e filas em agências da Caixa Econômica Federal, responsável pela operacionalização do sistema.

Os cinco estados com mais casos de covid-19 estão com mais de 80% dos leitos de UTI ocupados. A situação em São Paulo e Rio é preocupante, e os sistemas de saúde do Ceará, Pernambuco e Amazonas estão à beira do colapso. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) enviou relatório ao Ministério Público do Rio de Janeiro defendendo adoção urgente do lockdown no estado e medidas mais rígidas de isolamento social. 

Em Manaus, capital do Amazonas, carros clandestinos estão transportando mortos por covid-19 sem proteção. Uma pessoa que integra o sistema funerário da cidade, e não quis se identificar, afirmou que quase 70% dos carros que estão realizando sepultamentos estão em situação irregular. “Uma família me ligou porque achou um absurdo o fato de um familiar morto estar em um carro de passeio, onde só deitaram o banco para trás”, denunciou. 

Confira no jornal reportagem sobre servidor que assinou declaração falsa para assumir cargo em uma frente de proteção a indígenas isolados no Mato Grosso na Fundação Nacional do Índio (Funai). Após a denúncia do Brasil de Fato, o funcionário pediu exoneração

O jornal também traz entrevista com o ex-diretor do Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Silvio Porto. O especialista denuncia que o desmonte das políticas de defesa da agricultura familiar dos últimos anos afetará a qualidade dos alimentos para a população daqui para frente durante a pandemia. 

Todos os destaques no início do jornal.

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

 

Edição: Mauro Ramos