PANDEMIA

Niterói (RJ) terá "isolamento total" a partir desta segunda-feira (11)

As pessoas que descumprirem a lei receberão multa administrativa de R$ 180

Brasil de Fato | Niterói (RJ) |

Ouça o áudio:

Medida de lockdown busca frear o número de casos de covid-19 em áreas que já apresentam alto índice de contaminação - Berg Silva / Prefeitura de Niterói

A cidade de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, adotará o isolamento total — o chamado "lockdown” — a partir de segunda-feira (11) como forma de reduzir a contaminação por covid-19. A medida se manterá em vigor até 15 de maio, podendo ser prorrogada até o dia 22. O município é o primeiro do Sudeste brasileiro a aderir à restrição mais severa de circulação de pessoas.  

:: Rio de Janeiro ultrapassa São Paulo em número de mortes em 24 horas por covid-19 ::

A nova norma estabelece que a população poderá se deslocar apenas para atividades essenciais, como mercado, farmácia, padaria (sem funcionamento de cafeteria), pet shop e posto de gasolina. A fiscalização da medida está a cargo da Guarda Municipal. As pessoas que descumprirem a lei receberão uma multa administrativa de R$ 180. A reincidência da infração dobra o valor da penalidade. 

De acordo com o decreto da prefeitura, as pessoas em situações de rua não serão punidas e os valores arrecadados serão direcionados ao Fundo Municipal de Saúde para aplicação em leitos públicos de pacientes graves de coronavírus. 

Segundo os dados apresentados pela prefeitura, até a última quinta-feira (7), Niterói possuía 629 casos de covid-19 e 35 mortes. No levantamento apresentado pela Secretaria de Estado e Saúde do Rio de Janeiro, a cidade aparece em quarto lugar em número de mortos pelo coronavírus. Rio de Janeiro, com 919 óbitos, Duque de Caxias, com 93 e Nova Iguaçu, totalizando 56 mortes estão a frente do município.

:: Niterói (RJ) inicia testagem em massa da população para covid-19 ::

Lockdown no estado 

O Brasil de Fato procurou o governo do estado do Rio para saber se ações de isolamento total, como as adotadas em Niterói, serão replicadas em outras localidades. 

Por meio de nota, a assessoria informou que o governo está elaborando um estudo com propostas para subsidiar uma possível adoção de medidas mais restritivas de isolamento no estado. O estudo está sendo coordenado pelo Gabinete de Acompanhamento e Fiscalização do combate ao covid-19.

Segundo a assessoria, entre as medidas estudadas estão, por exemplo, o bloqueio de estradas, a proibição expressa da circulação de pessoas e veículos particulares, com exceção das atividades de segurança, saúde, compras de gêneros alimentícios e entregas em domicílio.
 

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Jaqueline Deister e Camila Maciel