Podcast

Programa Bem Viver: mesmo com a crise sanitária, seguem as violações ambientais

Confira informações sobre os comitês de solidariedade criados por pequenos agricultores

Ouça o áudio:

Área desmatada na Amazônia brasileira em 2014 - Raphael Alves/AFP/Arquivo
Confira informações sobre os comitês de solidariedade criados por pequenos agricultores

O programa Bem Viver desta sexta-feira (08) traz informações sobre o enfraquecimento da proteção ambiental no Brasil que se intensifica mesmo diante da crise sanitária global.

No Congresso Nacional, representantes do agronegócio pressionam pela aprovação da Medida Provisória 910/2019, conhecida como “MP da Grilagem”, que pretende abrir caminho para a regularização de terras públicas por desmatadores. 

O ouvinte também acompanha informações sobre o pedido de exoneração feito pelo servidor Francisco das Chagas Lopes da Rocha apenas três dias após ser nomeado para cargo na Fundação Nacional do Índio (Funai). Nesta semana, reportagem do Brasil de Fato revelou que Chagas assinou uma declaração falsa ao assumir a posição.

Em entrevista ao programa, Marizelia Lopes, do Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP), explica as dificuldades que esses trabalhadores enfrentam com a pandemia.

Aos problemas para acessar a renda básica emergencial e escoar os produtos, se somam as marcas que o derramamento de óleo no litoral brasileiro, no segundo semestre do ano passado, deixou para aqueles que tiram a renda da pesca.

No quadro Alimento é Saúde, as ondas do rádio viajam para o município de Chapadinha, no Maranhão. A quebradeira de coco Milagres Costa fala sobre o aproveitamento e os benefícios do coco babaçu, fonte de renda de gerações de mulheres da região. Ela também compartilha uma receita de biscoito de mesocarpo de babaçu.


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. 

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); e Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Radio Terra Livre de Hulha Negra (RN) e Rádio Camponesa, em Itapeva (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Mayara Paixão