novo decreto

Governo de PE adota "isolamento social rígido" na Região Metropolitana do Recife

Objetivo é aumentar índice de isolamento e diminuir contágio em Recife, Olinda, Jaboatão, Camaragibe e São Lourenço

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Governador Paulo Câmara (PSB) anunciou decreto nesta segunda (11), com apelo para que população siga as medidas - SES-PE

O governo de Pernambuco anunciou a ampliação das medidas de combate à covid-19 na capital, Recife, e nas cidades de Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe, e São Lourenço da Mata, todas na região metropolitana. Entre elas está um isolamento social mais rígido que passa a valer a partir desta segunda-feira (11) em caráter educativo, sendo implantadas efetivamente a partir do próximo sábado (16).

:: Acesse mais notícias sobre Pernambuco ::

Continua após publicidade

A escolha desses municípios está justificada com base em projeções científicas, já que 75% dos casos confirmados e 68% dos óbitos estão concentrados nesses cinco municípios. A intensificação das medidas é dura, mas necessária, como endossa o governador Paulo Câmara, que pede a colaboração da população. “Precisamos da determinação de todos nesses duros 20 dias que teremos pela frente”, destacou durante o anúncio do Decreto.

Continua após publicidade

:: Governo de Pernambuco avalia implantar lockdown após queda do índice de isolamento ::

Continua após publicidade

Agora torna-se obrigatório o uso de máscaras de proteção e, no caso de pessoas saírem às ruas sem o equipamento em vias públicas, elas serão orientadas a retornar para suas casas. Segundo nota do Governo, “a circulação de pessoas será controlada através da exigência de documento de identificação, justificativa do destino e finalidade essencial para a saída”. Nas comunidades, o trabalho será intensificado com a higienização das ruas e fiscalização e fechamento de estabelecimentos comerciais, além da distribuição de cestas básicas, kits de higiene, material informativo com reforço ao isolamento social e orientações de saúde e sobre benefícios assistenciais.

Em relação ao uso de veículos, será implantado o rodízio de carros, com a circulação separada por placas ímpares e pares. Também haverá a instalação de 34 pontos de fiscalização, sendo 16 em Recife, oito em Olinda, oito e Jaboatão, um em Camaragibe e outro em São Lourenço da Mata. Em caso de veículos sem autorização para transitar, o Decreto prevê a apreensão dos transportes.

Continua após publicidade

:: Pernambuco tem 10 mil casos de covid-19 menos de dois meses após primeira confirmação ::

Continua após publicidade

As exceções serão os profissionais das áreas de Saúde, Segurança, Defesa Civil e de uso oficial. Veículos de serviços essenciais, como distribuidoras de água e gás, energia, Correios, imprensa, alimentos, funerárias, coleta de lixo, obras, guinchos e ambulâncias, táxis, ônibus e motocicletas de entrega também estão liberados. Os serviços essenciais, como supermercados, farmácias e padarias seguem funcionando normalmente. Para os demais municípios, permanecem em vigor as medidas previstas nos decretos estaduais anteriores.

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Monyse Ravena