Podcast

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 11 de maio de 2020

Estamos realizando poucos testes de covid-19

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA
Estamos realizando poucos testes de covid-19

As mortes por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) aumentaram 1.500% na comparação entre 16 de março e 8 maio com o mesmo período em 2019. Este ano foram 3.307 mortes registradas em cartórios, sendo que no mesmo período do ano passado, foram 210. 

Continua após publicidade

O médico sanitarista e ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão, alerta para o escasso número de testes realizados no Brasil. Segundo ele, o Brasil pode ter até 15 vezes mais casos do que mostram as cifras oficiais. 

“Isso está acontecendo porque estamos realizando poucos testes. Os testes ainda dão muito falso negativo e ainda não dão a segurança da imunidade. Não vamos chegar nunca na condição de testar tanto quando Estados Unidos ou países da Europa. Mas podemos fazer estudos epidemiológicos dirigidos, que nos permitam ter uma percepção mais fina do padrão de circulação em determinados espaços geográficos e sociais. Isso vai ser fundamental para discutirmos lá na frente uma estratégia de volta ao normal. Que será um novo normal.", afirmou Temporão. 

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde recebe o professor titular do departamento de pós-graduação em economia da PUC-SP, Ladislau Dowbor, para analisar as medidas econômicas necessárias para combater os impactos da pandemia do coronavírus.

Confira os destaques no início do programa. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

 

 

Edição: Mauro Ramos