Podcast

Alimentação saudável pode ajudar no humor durante a quarentena

O tipo de alimentação do dia a dia influencia diretamente a nossa condição emocional

Ouça o áudio:

Biológa sugere a compra de alimentos orgãnicos e agroecológicos durante a pandemia. - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
O tipo de alimentação do dia a dia influencia diretamente a nossa condição emocional

As motos de delivery de fast-food permanecem rodando pelas cidades mesmo em tempo de novo coronavírus. A movimentação sugere a combinação de pessoas em quarenta e consumindo alimentos gordurosos e cheios de açúcar. Será que estamos escolhendo os alimentos corretos quando buscamos equilíbrio emocional neste período de quarentena? 

Algumas pessoas podem até se sentir imediatamente satisfeitas ao saciarem a fome com algum fast-food. Mas especialistas alertam sobre o processo da saúde como um todo quando escolhemos nossos alimentos neste momento de pandemia.

A situação é reforçada pela bióloga Vanja de Souza Jota. Ela lembra que o ato de se alimentar é bem mais complexo que engordar ou emagrecer, por exemplo, envolvendo todas as funções vitais, incluindo alterações nos hormônios que definem o nosso humor.

“O tipo de alimentação no dia a dia influencia diretamente a nossa condição emocional, porque esse alimento que entra no nosso corpo, essas moléculas que vão sendo absorvidas vão determinar o tipo de hormônio ao longo do dia a dia que o organismo vai produzir”, ressalta.

Um desses hormônios que pode ser regulado através da alimentação é a serotonina. A substância é conhecida pela capacidade de causar uma sensação de bem-estar. Ou seja, uma das chaves para se pensar o equilíbrio emocional necessário neste período de pandemia.

Há uma cadeia de elementos que podem afetar o nosso humor, e a alimentação é, cientificamente comprovada, como um desses fatores. Vanja destaca que o exemplo da serotonina depende de uma alimentação balanceada.     

“O que seria essa dieta mais balanceada? É você ter uma quantidade equilibrada de proteínas, lipídios - que são as gorduras e os óleos -, de açúcares, de sais minerais, vitaminas e água. Água é fundamental porque dissolve tudo no organismo e garante também o funcionamento adequado das células, por isso que a desidratação é um estado perigoso e que precisa ser tratado rápido”, explica.     

Para quem está procurando alimentos que podem ajudar na produção de serotonina, a primeira dica é buscar algumas frutas como abacate, banana, mamão, maçã, melancia, laranja e tangerina.

Mas a lista de alimentos que podem ajudar no equilíbrio emocional inclui ainda folhas verdes e doses moderadas de leite e iogurte desnatado, castanha, aveia, nozes, amêndoas, ovos, mel, carne magra e peixes.

O alerta de Vanja para o período de quarenta ou após a normalidade das nossas atividades é atenção para controlar alimentos ricos, açúcares e lipídios. Ambos são comumente consumidos em excesso e fazem parte das receitas de muitos produtos fornecidos pelas empresas de fast-food, a exemplo de hambúrgueres, milk-shakes, pizzas, sorvetes e refrigerantes.

 

Edição: Douglas Matos