Podcast

Programa Bem Viver: organização comunitária e solidariedade em meio à crise de saúde

Entenda o que é e quando é preciso decretar o bloqueio total, o chamado ‘lockdown’

Ouça o áudio:

Em SP, moradores das periferias se organizam para conter avanço do novo coronavírus - Rovena Rosa/Agência Brasil
Entenda o que é e quando é preciso decretar o bloqueio total, o chamado ‘lockdown’

O programa Bem Viver desta terça-feira (12) traz informações sobre campanhas de solidariedade que, na ausência de uma ação mais efetiva do Estado, são organizadas por movimentos populares e moradores para conter os impactos da crise sanitária em seus territórios.

Em Pernambuco, coletivos oferecem assistência jurídica gratuita para orientar os cidadãos que têm direito à renda básica emergencial, mas estão com dificuldade para realizar o cadastro. 

Já na periferia da capital paulista, moradores de Paraisópolis se capacitaram para oferecer primeiros socorros à vizinhança e construíram bases de emergência em escolas públicas para receber moradores com os sintomas da covid-19.

Em entrevista, o senador Humberto Costa (PT-PE), que também é médico, comenta as movimentações parlamentares em torno de projetos de lei que minimizem os impactos da pandemia, e defende a criação de uma fila única para o acesso de pacientes às Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) de hospitais públicos ou privados. 

Ainda nesta edição, o ouvinte acompanha uma receita de quirela de arroz com abóbora, compartilhada pela cozinheira Letícia Massula no quadro Comida de Verdade


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. 

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super, de Sorocaba (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre, de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Radio Terra Livre, de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, de Itapeva (SP) e Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Mayara Paixão