Podcast

Radinho BdF: criançada comenta a relação com os irmãos

Tem muita música com o Grupo Cris, Alceu Valença e Grupo Tiquequê

Ouça o áudio:

O Radinho BdF é um programa semanal de 30 minutos voltado às crianças e aos cuidadores - Unsplash
Tem muita música com o Grupo Cris, Alceu Valença e Grupo Tiquequê

O Radinho BdF desta quarta-feira (13) fala sobre eles, com os quais as brincadeiras — além de umas briguinhas — viram parte da rotina: os irmãos.

Alguns são mais velhos, outros mais novos. Alguns não são do mesmo pai ou da mesma mãe. Outros são de consideração, ou são amigos tão queridos que podem ser assim chamados.

A criançada participa do programa para contar a relação com os irmãos. Apesar de estarem aproveitando o tempo juntos, o Daniel, de 8 anos, e a Bruna, 6, confessam que não veem a hora de podermos voltar a sair de casa tranquilos para encontrar os amigos-irmãos. Afinal, “não tem diferença entre ser amigo ou irmão, porque vamos brincar o tempo todo do mesmo jeito”.

Já a Júlia, 10, conta que ter que ficar em casa foi uma oportunidade para que ela e a irmã brinquem mais tempo juntas. O Benjamin, 9, e a Sabrina, 12, falam sobre a alegria de quando ganharam um irmão(a) mais novo para fazer companhia.

No Plantão Ciranda, o arte educador Wellington Candido, do projeto Brincantes em Ação, ensina a brincar de Jogo do Espelho, um jogo teatral que pode ser feito com quem está em casa ou com quem está distante, por chamada de vídeo.

Tem também o momento de contação de histórias com a pedagoga Viviane de Paula, que apresenta “A árvore generosa” (Companhia das Letrinhas, 2017), de Shel Silverstein.

No quadro Receita da Vovó, o cheirinho das festas de aniversário ocupa as ondas do rádio. Tem receita de docinho de coco, mas com ingredientes mais saudáveis. Os ingredientes e o modo de preparo completos para fazer a receita com as crianças estão disponíveis no final da página.


Sintonize

O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30 na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, e você ouve direto no site do BdF.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].


Receita de Docinho de Coco

Ingredientes: 1 xícara de água quente, 3/4 de xícara de aveia em flocos, 1/2 xícara de açúcar demerara e 1/2 xícara de coco ralado fresco ou a granel (sem açúcar).

Depois de separar os ingredientes, bata tudo no liquidificador.

É importante bater bem para não ficar nenhum pedaço de aveia.

Depois jogue em uma panela e mexa tudo por 2 ou 3 minutos, até formar a consistência firme de um beijinho tradicional.

Leve para a geladeira e deixe por 1 hora.

Depois, você já pode fazer as bolinhas e passar no coco ralado. Fica uma delícia!
 

Edição: Mayara Paixão