Paraíba

TSUNAMI DA EDUCAÇÃO

Ato virtual pelo adiamento do ENEM acontece nesta sexta (15)

Entidades estudantis da PB convocam população para protestar nas redes com tag #ADIAENEM

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Ato Virtual Adia ENEM - 15 de maio - Reprodução

O Ministro da Educação e o presidente do INEP anunciaram no dia 31/03 (Terça-feira) a data do ENEM 2020. Desde então, a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) começaram uma campanha junto à população brasileira para que o ENEM seja adiado e lançaram um abaixo-assinado em que defendem que nenhum estudante tenha seu ingresso na universidade prejudicado pela crise do Covid-19 e pelo MEC.

"Sem nenhuma sensibilidade para o momento que vivemos, optaram por manter o mesmo cronograma de realização das provas, para os dias 1 e 8 de novembro. Sabemos que todas as escolas e universidades estão com atividades presenciais paralisadas por recomendação dos órgãos e especialistas em saúde para preservar aquilo que é o mais importante, as vidas das pessoas", se pronunciou a UNE e a UBES em nota.

Por causa da pandemia do Coronavírus, a avaliação das entidades estudantis é de que muitos  jovens não têm acesso às ferramentas necessárias para atividades virtuais, e mesmo que tivessem, o aproveitamento do ensino-aprendizagem fica fortemente prejudicado, além disso, as organizações estudantis também alegam que as desigualdades sociais também soma-se às condições de acesso à internet e aproveitamento escolar. Por isso, defendem "a suspensão do edital, e um novo debate sobre o cronograma do ENEM propondo o adiamento da aplicação das provas e buscando soluções para ajuste dos calendários em conjunto com a rede de ensino básico e de ensino superior brasileiras".

15 de maio - Ato Virtual Adia ENEM

Por causa de todo esse debate e também para marcar um ano do Tsunami da Educação, o UNE e UBES fazem nesta sexta (15) um ato virtual pedindo o adiamento do Enem. "A luta dos estudantes brasileiros não para! A política de morte do governo Bolsonaro continua atingindo a nossa saúde, nossa educação, e nossa vida.Não estamos indo às ruas devido a pandemia, mas nesse 15 de maio, nosso grito será ouvido em todas as redes, e ele é uma só voz: O ENEM precisa ser adiado! Continuaremos mobilizados até que o MEC reveja essa decisão. Cenários atípicos, exigem respostas também emergenciais. Não podemos colocar em risco o futuro de milhões de estudantes brasileiros. No dia 15 de maio, as redes vão bombar, pedindo o #ADIAENEM", explicou Ciro Caleb, do Centro Acadêmico de História Quebra-Quilos da UFPB e militante do Levante Popular da Juventude na Paraíba.

Ciro chama atenção para o calendário virtual deste dia 15, alertando que todos devem estar a postos para protestarem, a partir das 10h, nas redes com a tag #AdiaENEM; às 14h30 terá live pelo youtube da ubes e às 16h, um debate no mesmo canal; encerrando com o twitaço, às 18h, pedindo postagens com fotos com cartazes e ilustrações com a tag #ADIAENEM.

Edição: Heloisa de Sousa