Podcast

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 14 de maio de 2020

Teremos mais flexibilidade usando recursos próprios, sem ter que vender reservas

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA
Teremos mais flexibilidade usando recursos próprios, sem ter que vender reservas

PL 2184/20 que tramita na Câmara propõe que o lucro do Banco Central do Brasil seja destinado ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e da seguridade social, e a medidas que permitam preservar a renda dos trabalhadores e a sobrevivência das micro e pequenas empresas.

Continua após publicidade

O Jornal Brasil Atual traz entrevista da repórter Nara Lacerda com autores da proposta, os economistas André Ramos e Fábio Terra e o advogado Caio Ferreira. 

Terra explica que o projeto tem como objetivo "permitir que  o governo tenha mais recurso próprio, o que é mais barato que o endividamento, para administrar todo o enfrentamento que ele vai ter que fazer da crise. Até o primeiro semestre de 2019, o ganho cambial do Banco Central  - isso que nós estamos tratando – era transferido para a conta única do Tesouro Nacional, onde a gente coloca todo o acumulado de recursos que o Tesouro tem. É a poupança do Tesouro. Ela é mais barata e é mais fácil de administrar do que recorrer ao endividamento.

O economista argumenta que o projeto "oferece caminhos pelos quais teremos mais flexibilidade usando recursos próprios, ganhos desses ativos, sem vender reservas. Estamos basicamente, como se fala no jargão popular, vivendo de renda, sem nos desfazer dos ativos”.

Confira todos os destaques no início do jornal.

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

 

Edição: Mauro Ramos