Podcast

Novo estudo que indica eficácia do isolamento social é destaque do programa Bem Viver

Confira também atualizações sobre as famílias quilombolas da região de Alcântara (MA)

Ouça o áudio:

O distanciamento social, a higienização constante das mãos e o uso de máscara seguem como as medidas preventivas indicadas por autoridades de saúde - Unsplash
Confira também atualizações sobre as famílias quilombolas da região de Alcântara (MA)

O programa Bem Viver desta quinta-feira (14) traz informações sobre novo estudo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) que comprova a eficácia de medidas restritivas para frear o avanço do novo coronavírus.

Os resultados observados mostram uma tendência mais constante de achatamento da curva de casos de covid-19 quando o isolamento social é fortalecido. O Brasil, no entanto, segue com índices de isolamento da população abaixo de 50%, segundo levantamento diário da plataforma In Loco.

Em entrevista ao programa, Charles Trocate, da Coordenação Nacional do Movimento Pela Soberania Popular na Mineração (MAM), comenta os impactos da crise sanitária para os trabalhadores. A atividade de mineração passou a ser considerada essencial pelo governo Bolsonaro em abril e, portando, segue ativa.

Também nesta edição, reportagem do Brasil de Fato traz informações sobre outra doença que preocupa. Dados do Ministério da Saúde revelam um crescimento expressivo do número de casos confirmados de sarampo no país. Em um período de quatro meses, de 29 de dezembro e 25 de abril, quase 3 mil casos da doença foram identificados.

No quadro Alimento é Saúde, o ouvinte confere como a alimentação pode influenciar na produção de hormônios pelo organismo e, assim, impactar o humor.


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. 

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Radio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP) e Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Mayara Paixão