Rio Grande do Sul

Educação

Devido à pandemia, universidades e institutos federais do RS pedem adiamento do Enem

Provas estão previstas para novembro, mas sua realização não está de acordo com a realidade de distanciamento social

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Universidades e institutos federais do RS lançam manifestação conjunta pedindo adiamento do Enem. - Divulgação/Educa Mais Brasil

Devido às dificuldades impostas pela pandemia no novo coronavírus, reitores e reitoras de sete universidades e três institutos federais do Rio Grande do Sul lançaram uma manifestação conjunta pedindo o adiamento da data o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2020. As provas estão marcadas para os dias 1º e 8 de novembro no modo presencial e para 22 e 29 de novembro no modo digital.

O grupo de reitores aponta que a manutenção da prova não está de acordo com a realidade de distanciamento social e com a suspensão das atividades escolares. O texto pede “a suspensão completa e imediata do cronograma para realização das Provas do ENEM 2020, enquanto aguardamos a análise da evolução da Pandemia para elaboração de novo calendário”. No Rio Grande do Sul, as aulas estão suspensas desde o dia 19 de março, e ainda sem previsão de retorno.

Alinhado ao pedido do grupo de reitores, nesta sexta-feira (15), a União Nacional dos Estudantes (UNE) promove uma mobilização nacional por meio das redes sociais contra a manutenção do calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A organização também defende o adiamento da data da prova por conta da pandemia do coronavírus.

Assinam a nota representantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), e os Institutos Federais de Farroupilha, Sul-Rio-Grandense e Rio Grande do Sul.

Leia a nota na íntegra abaixo.

Vivenciamos uma emergência de saúde pública, sem precedentes, em nossa história, decorrente do novo coronavírus (Covid-19). Trata-se de uma crise de proporções catastróficas, segundo a Organização Mundial de Saúde. Momento em que o Brasil enfrenta, como o resto do mundo, uma pandemia que já contabiliza mais de 130 mil casos confirmados da SARS-CoV-2.

Em face de tal cenário não há, ainda, uma clara definição de prazos para o término das medidas de Isolamento Social e, portanto, do fluxo convencional do ensino médio.

No setor da educação, vários países implementaram a suspensão das atividades presenciais em suas instituições e já adiaram seus exames nacionais de acesso ao ensino superior, levando em consideração que muitos estudantes, em situação de vulnerabilidade, lutam pelas suas vidas. Entendemos que nenhum estudante deva ter seu ingresso na educação pública prejudicado pela pandemia.

As Universidades Públicas e Institutos Federais gaúchos permanecem atentos à sua responsabilidade com a saúde da população recomendando que todas as medidas apontadas pela Organização Mundial de Saúde sejam adotadas com seriedade. As medidas de distanciamento físico, neste momento, são essenciais para que possamos, no futuro, retornar com segurança às atividades presenciais. Quando for planejado o retorno gradativo das atividades, as Universidades Públicas e Institutos Federais gaúchos deverão ser os últimos a retornar às aulas, eventos e processos seletivos de ingresso, que representam aglomerações e os riscos inerentes de recrudescimento da epidemia. Nesse momento, todas as nossas atenções estão voltadas ao enfrentamento da pandemia e não podemos interromper essas ações enquanto elas forem necessárias para sua contenção.

Nesse sentido, nós, reitores das Universidades Públicas e Institutos Federais do Estado do Rio Grande do Sul, manifestamos nossa preocupação e sugerimos revisão dos prazos e datas estabelecidas no Edital n° 25 do Ministério da Educação, publicado em março de 2020. O referido edital projeta seu cronograma de inscrições e aplicação em meio ao cenário pandêmico, em dissonância com as práticas adotadas de distanciamento social (no mundo inteiro) e suspensão das atividades presenciais no setor educacional em todos os seus níveis.

Dessa forma, solicitamos fortemente, a suspensão completa e imediata do cronograma para realização das Provas do ENEM 2020, enquanto aguardamos a análise da evolução da Pandemia para elaboração de novo calendário. Assim estaremos favorecendo o equilíbrio de condições e de oportunidades aos candidatos, no acesso ao sistema.

Edição: Marcelo Ferreira