Podcast

Fui ao mercado e agora? Programa Bem Viver detalha como higienizar as compras

Brasil já aprovou 150 agrotóxicos este ano, e pode bater novo recorde

Ouça o áudio:

É necessário ter atenção em todos os passos ao voltar para casa para ter certeza que não está trazendo o vírus - Foto: Nathália Rosa/Unsplash
Brasil já aprovou 150 agrotóxicos este ano, e pode bater novo recorde

É sexta-feira (15) mas a edição de hoje do Bem Viver  trouxe um tema que infelizmente é preocupante: este ano o governo federal já aprovou 150 novos agrotóxicos. Para entender a gravidade deste ritmo acelerado de liberação de pesticidas, a nossa repórter Lu Sudré realizou uma entrevista com Alan Tygel, que faz parte da Campanha Contra Agrotóxicos e Pela Vida. 

Na conversa, o ativista esclarece ponto a ponto quais são os problemas do uso irrestrito de agrotóxicos na agricultura brasileira. Ele relembra casos que já estão provados como os pesticidas foram responsáveis pela morte de agricultores que manuseavam os produtos. Ano passado o Brasil aprovou 475 agrotóxicos, foi o recorde histórico de liberação. Pelo números deste ano, podemos ultrapassar esse marco. 

:: Governadores renovam isenção de R$ 6 bi para agrotóxicos em meio à crise ::

Outro destaque do programa é a entrevista com a médica Alice Amaral, que explica quais são os cuidados e atenções que devemos ter ao trazer as compras do supermercado para casa. Sabemos que o coronavírus pode estar presente em embalagens, por isso é importante estar atento ao manuseio que vem da rua. 

O Bem Viver trouxe atualizações da situação do coronavírus em diferentes partes do Brasil. Nossos repórteres em Minas Gerais e Pernambuco, por exemplo, relataram como anda o combate à doença nestes estados. O último boletim do Ministério da Saúde, divulgado na quinta-feira (14) contabilizava 202.918 casos confirmados e 13.993 mortes. Nas últimas 24 horas, o número de óbitos foi 884.

:: Na periferia de São Paulo, mortes causadas pela covid-19 sobem 170% em três semanas ::

Para além da pandemia, o programa se preocupou em trazer boas dicas de alimentação saudável e como isso interfere no nosso humor. Parece conversa de mãe para filho comer salada, mas é verdade! Escute a reportagem de Daniel Lamir que você não vai duvidar.

O repórter também contou sobre uma tradição singular da Região da Mata, entre Pernambuco e Paraíba: o Cavalo Marinho. Você já ouviu falar? O Bem Viver desta sexta-feira te explica!


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. 

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Radio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP) e Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Lucas Weber