Seminário

João Pedro Stedile, José Dirceu e Flávio Dino discutem questão agrária nesta sexta

Cenário internacional, defesa dos territórios e reforma agrária estão entre os pontos a serem discutidos

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Em 2019, o evento reuniu entidades, acadêmicos e movimentos populares em defesa do meio ambiente - José Bernardes/Brasil de Fato

Com a presença do ex-ministro chefe da Casa Civil José Dirceu, João Pedro Stedile, dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), e Marcio Astrini, ambientalista e secretário-executivo do Observatório do Clima, o II Seminário Terra e Território: Diversidade e Lutas acontece nesta sexta-feira (15), das 14h às 18h, e será transmitido pela internet ao vivo, devido às medidas de isolamento social provocadas pela pandemia de covid-19.

O objetivo do evento é debater questões relacionadas ao governo de Jair Bolsonaro, o cenário internacional, a defesa dos territórios, reforma agrária e outro pontos ligados ao meio ambiente. 

Também participarão o governador do Maranhão, Flávio Dino, representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da Marcha Mundial das Mulheres (MMM), da Agência Nacional das Águas (ANA), do Fórum de Gestores do Nordeste, além de entidades partidárias.

No ano passado, o Seminário Terra e Território: Desigualdade e Lutas reuniu cerca de 150 representantes de organizações de trabalham com  povos dos campos, das águas e das florestas. Na ocasião, o debate principal girou em torno dos desafios para um programa de soberania nacional com foco no debate da posse e do uso da terra e dos bens da natureza.

Confira a programação completa:

13:30 - Abertura da Sala Virtual
14:00 - Início da Atividade com apresentação do objetivo da reunião, participantes e metodologia
14:30 - Saudações Políticas 
- Flávio Dino, governador do Maranhão pelo PCdoB
- CNBB
- MMM
- ANA
- Fórum de Gestores do Nordeste
- Fundações Partidárias
15:00 - Análise de Conjuntura com José Dirceu (Dirigente Político), João Pedro Stédile (Via Campesina) e Márcio Astrini (Observatório do Clima)
16:00 - Análise de Conjuntura a partir dos segmentos populares da sociedade
17:30 - Desafios Emergenciais

Edição: Leandro Melito