Trânsito

Cidade de São Paulo volta a ter rodízio tradicional a partir desta segunda-feira

Decisão revoga modelo mais restritivo, que permitia circulação de veículos de placas pares e ímpares, em dias alternados

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
A medida mais dura, explicou o prefeito, não surtiu resultado no índice de isolamento da cidade, que ficou abaixo dos 50% esperados pela administração. - Yasuyoshi Chiba/ AFP

A cidade de São Paulo voltará a adotar o modelo tradicional de rodízio de veículos a partir da próxima segunda-feira (18), afirmou o prefeito Bruno Covas. A decisão revoga o modelo mais restritivo, que permitia apenas a circulação de veículos de placas pares e ímpares, em dias alternados. 

A medida mais dura, explicou o prefeito, não surtiu resultado no índice de isolamento da cidade, que ficou abaixo dos 50% esperados pela administração. Na sexta-feira (15), a cidade registrou apenas 48% de isolamento social. 

"Vamos publicar na edição extra do Diário Oficial deste domingo a retomada do rodízio tradicional a que estamos acostumados", disse Bruno Covas, que anunciou a medida em coletiva de imprensa virtual.

 O rodízio, então, volta a ser determinado de acordo com o número final da placa e o dia da semana. Ao contrário do modelo mais restritivo, que impedia a circulação de carros em todo o perímetro da cidade, a nova determinação limita o trânsito apenas no centro expandido e nos horários de pico, como era realizado anteriormente.

Segundo Covas, que foi alvo de críticas ao adotar o rodízio restritivo, "não tem sentido a gente exigir esse esforço sobrenatural das pessoas se, do ponto de vista prático, a única razão para qual o rodízio (ampliado) foi feito, que é aumentar o isolamento social, não foi cumprida”, completou.

O rodízio na cidade de São Paulo fica assim:

Segunda-feira: final de placa 1 e 2

Terça-feira: final de placa 3 e 4

Quarta-feira: final de placa 5 e 6

Quinta-feira: final de placa 7 e 8

Sexta-feira: final de placa 9 e 0
 

Edição: José Eduardo Bernardes