serviço

CPF Digital: governo lança aplicativo para acessar documento sem sair de casa

Segundo Receita Federal, plataforma online vai ajudar população a resolver problemas pelo celular, evitando aglomerações

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Aplicativo está disponível tanto para o sistema Android como iOS - Foto: Gilles Lambert/Unsplash

O governo federal lançou um aplicativo que permite acessar informações vinculadas ao seu CPF. Segundo Receita Federal será possível corrigir problemas com o documento sem sair de casa. O aplicativo se chama CPF Digital, está disponível para download tanto para o sistema operacional Android e iOS. 

:: Uso de CPF do filho por pais impede que mães solo acessem auxílio emergencial ::

O programa foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), e segundo o governo, terá uma funcionalidade imediata de ajudar a população a regularizar seu CPF pela internet, o que poderá auxiliar muitas pessoas que estão com problemas para ter acesso à renda emergencial por uma situação com seu documento.


Para a segurança do usuário, é necessário realizar um reconhecimento facial pelo aplicativo para acessar seu cadastro / Reprodução/Google Play

:: Erros do governo geraram atrasos e deixaram milhões sem auxílio, dizem especialistas ::

Passado a pandemia, o aplicativo será importante para a população por outros serviços que oferece. Um deles é um canal de comunicação que permite tirar dúvidas sobre o Imposto de Renda (IR). Segundo a Receita Federal, será um chat com um robô capaz de responder várias questões relacionadas ao tema, como restituição de renda, carnê-leão entre outros. 

Problemas com seu CPF?

Edição: Lucas Weber