Podcast

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 18 de maio de 2020

Poucos foram os pescadores artesanais que conseguiram acessar o auxílio emergencial

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA
Poucos foram os pescadores artesanais que conseguiram acessar o auxílio emergencial

"O governo Bolsonaro trouxe de novo os manicômios para dentro da rede de cuidados de saúde mental, algo que havia sido retirado nos últimos 30 anos". A crítica é da psicóloga Lumena Castro, docente da Unifesp e integrante do Laboratório de Saúde Coletiva e do Instituto Silva Leme, que participa do Jornal Brasil Atual Edição da Tarde, nesta segunda-feira (18), Dia Nacional de Luta Antimanicomial.

Hoje também é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Especialistas alertam para o crescimento de casos durante a pandemia do novo coronavírus. 

O jornal traz informações sobre o anúncio de montadoras da retomada da produção de veículos e caminhões em todo o país. No ABC Paulista, empresas como Mercedes-Benz e Scania já retomaram as atividades. A Volkswagen retoma a produção na próxima semana.

Marizélia Lopes, integrante do Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais, participa denunciando a situação da categoria em meio à pandemia do coronavírus e as dificuldades de enfrentamento da crise com a ausência de políticas e medidas do governo federal em relação aos trabalhadores. 

"A gente nem se recuperou do crime ambiental que aconteceu, do derramamento de petróleo, no fim do ano passado. Não tivemos nenhuma ação emergencial pelo estado e pelo município. O que tivemos, depois de quatro meses, um auxílio emergencial que poucos foram os pescadores e pescadoras que acessaram esse direito", denuncia a dirigente.

Confira todos os destaques no início do jornal. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos