Podcast

Programa Bem Viver explica por que a implementação da fila única é urgente no país

Brasil já é o quarto país do mundo com maior número de casos confirmados da covid-19

Ouça o áudio:

Paciente recuperado da covid-19 deixa o Hospital de Campanha de Belém - Marcelo Seabra/Ag.Pará
Brasil já é o quarto país do mundo com maior número de casos confirmados da covid-19

No programa Bem Viver desta segunda-feira (18), especialistas explicam a importância de que a fila de espera para UTIs públicas e privadas seja a mesma. 

A fila única, como é chamada, ajudaria a conter o colapso dos sistemas de saúde pelo país e democratizaria o acesso de pacientes com covid-19 aos hospitais. 

Como 18 de maio marca o Dia Nacional de Luta Antimanicomial, a edição também apresenta entrevista com Lumena Castro, professora do Departamento de Medicina Preventiva da Unifesp. Ela explica as conquistas de direitos das pessoas com sofrimento mental, os retrocessos do último período e desafios daqui para a frente.

Ainda sobre o tema, o quadro Mosaico Cultural apresenta a história de Nise da Silveira, psiquiatra alagoana que revolucionou a maneira como as doenças mentais são encaradas. Marxista e uma das primeiras mulheres a formar-se em Medicina no Brasil, ela foi a responsável por dar o pontapé inicial na luta antimanicomial. 

Outro destaque do programa são os relatos de moradores de periferias do Rio de Janeiro e Goiás. A presença insuficiente do Estado nesses territórios faz com que a organização comunitária e os movimentos populares sejam a principal alternativa de sobrevivência.


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. 

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Radio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP) e Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Mayara Paixão