Isolamento Social

Bruno Covas sanciona antecipação dos feriados para esta semana em São Paulo

A nível estadual, a Alesp vota nesta terça-feira (19) mudança de feriados também para semana que vem

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Com as medidas de Doria e Covas, o feriado pode se estender por seis dias, incluindo o fim de semana - Rovena Rosa/Agência Brasil

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), sancionou o projeto de lei que antecipa os feriados municipais para esta semana a fim de aumentar a taxa de isolamento, como medida de prevenção à pandemia causada por covid-19, no município paulistano. 

Os feriados antecipados são os de Corpus Christi, de 11 de junho, da Consciência Negra, de 20 de novembro, para esta quarta-feira (20) e quinta-feira (21). Sexta-feira, 22, é ponto facultativo. 

"Teríamos aí um período de quarta, quinta, sexta, sábado e domingo onde a gente poderia atingir os índices que nós atingimos no dia de ontem, domingo, quando nós tivemos 56% de isolamento social aqui na cidade", afirmou Bruno Covas, em coletiva antes da aprovação do projeto na Câmara dos Vereadores.

De acordo com a legislação publicada no Diário Oficial do Município (DOM), desta terça-feira (19), "fica autorizado o Poder Executivo a antecipar feriado municipal, por decreto, durante a atual emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus".

"São Paulo precisa desacelerar ainda mais por uns dias para diminuir novamente o ritmo de contágio e salvar vidas. Enquanto devemos nos preparar para essa tarefa gigantesca e inédita, precisamos ser criativos e usar todos os instrumentos que estão ao nosso alcance”, destacou Covas.

A nível estadual, o governador João Doria (PSDB) enviou à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) uma proposta para antecipar o feriado de 9 de julho para a próxima segunda-feira, dia 25. A assembleia vota o projeto nesta terça-feira (19). Com as medidas de Doria e Covas, o feriado pode se estender por seis dias, incluindo o fim de semana.

“Ficou claro que ao longo dos finais de semana e dos feriados, nos últimos 56 dias, nós temos índices mais elevados de isolamento e isto contribui para o controle da pandemia. Portanto, com essa decisão, nós teremos um período mais prolongado de feriados, e com isso, desejamos que possamos ter índices semelhantes aos demais feriados e finais de semana”, afirmou Doria também em coletiva de imprensa.

Edição: Leandro Melito