Podcast

Programa Bem Viver: médica explica uso correto da máscara de proteção por crianças

Também nesta edição, informações sobre o memorial on-line que reúne histórias de vítimas da covid-19

Ouça o áudio:

A primeira recomendação é que crianças fiquem em casa, onde não é necessário usar máscaras - Reprodução
Também nesta edição, informações sobre o memorial on-line que reúne histórias de vítimas da covid-19

Apesar do uso da máscara de proteção em locais públicos ser obrigatório em grande parte dos estados brasileiros, muitas pessoas ainda usam o item de forma incorreta, expondo-se ao contágio do novo coronavírus. No caso das crianças, as precauções a serem tomadas são um pouco diferentes. 

No programa Bem Viver desta terça-feira (19), a médica Patrícia Tavares explica o uso e o material correto das máscaras, e detalha as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria. Crianças menores de 2 anos, por exemplo, não devem usar o item, pelo risco de sufocação. Já as de 2 a 6 anos devem usar, mas somente na presença de adultos.

Também nesta edição do programa, a pesquisadora e imunologista Mônica Lopes-Ferreira explica os impactos dos agrotóxicos na saúde humana. Em 2019, ela esteve à frente de pesquisa que analisou dez agrotóxicos que estão entre os mais utilizados no Brasil e revelou que todos, em qualquer quantidade aplicada, causam mortes e malformação de fetos.

Na reportagem, garis compartilham os receios do trabalho com a coleta de lixo durante a pandemia. Os profissionais também explicam como os moradores devem fazer o descarte correto do lixo doméstico, de modo a não expô-los ao risco de infecção ou acidentes.

No quadro Comida de Verdade, a cozinheira Letícia Massula compartilha uma receita fácil e rápida de ovos com tomate e abobrinha. A receita mistura uma variação dos ovos rancheiros, tradicionais do México, com a shakshuka, tradicional de países do Oriente Médio.


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. 

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Radio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP) e Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Mayara Paixão