Podcast

Radinho BdF: jornalismo também pode (e deve) ser coisa de criança

Tem muita música com Grupo Rumo, Grupo Batuque e Tiquequê

Ouça o áudio:

O Radinho BdF é um programa semanal de 30 minutos voltado às crianças e aos cuidadores - Reprodução
Tem muita música com Grupo Rumo, Grupo Batuque e Tiquequê

Em um momento no qual o acesso à informação e o jornalismo se mostram ainda mais importantes no cotidiano da sociedade, o Radinho BdF desta quarta-feira (20) mostra que jornalismo também pode — e deve — ser coisa de criança.

Para isso, a edição conta com a participação especial de Yana Brandão, de 9 anos, cearense de Pindoretama, município da Região Metropolitana de Fortaleza. Ela viralizou nas redes sociais ao brincar de ser repórter e noticiar as atualizações sobre o novo coronavírus. Yana divide a apresentação do programa com a jornalista Camila Salmazio.

Mas afinal, o que é jornalismo e por que ele é importante? O que são as fake news, que têm sido tão faladas? A jornalista e professora Juliana Doretto explica direitinho. Além de estudar o jornalismo infantil, ela gosta de acompanhar a participação das crianças na produção de notícias.

Na contação de histórias, é a vez de conhecer “A lebre e o gênio da selva”, com Camila Zarite, do Grupo Ujima: contadores de Histórias Negras - Literatura Infantojuvenil.

O Benjamin, 9, também ensina a fazer uma experiência para entender por que lavar as mãos ajuda a mandar o novo coronavírus para longe. É preciso água, detergente e um pouco de orégano.

No Plantão Ciranda Cirandinha, tem brincadeira. Já afaste os móveis, porque vamos aprender a brincar de "Caminhando pelo espaço", com a ajuda dos arte educadores Caroline Alves e Wellington Candido, do projeto Brincantes em Ação.

Sintonize

O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30 na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, e você ouve direto no site do BdF.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Mayara Paixão