Prevenção

Para prevenir covid, agentes populares de saúde atuam nas periferias do Recife

Já foram formados 300 agentes; meta mínima é de mil multiplicadores em toda a Região Metropolitana de Recife

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Os agentes populares de saúde realizam ações de prevenção nas comunidades - Mãos Solidárias

Mais uma ação no combate à pandemia do novo coronavírus teve início nas cidades de Olinda e Recife, com a realização do I Curso de Formação de Agentes Populares de Saúde. A iniciativa faz parte da campanha Mãos Solidárias, é realizada em parceria com a Rede de Médicos Populares, Cebes, CUT, MST, Frente Brasil Popular, MTD e está relacionada à campanha Periferia Viva, contando, ainda, com o apoio do Governo de Pernambuco. 

:: Com quarentena rígida, isolamento social cresce 20% na Região Metropolitana de Recife ::

Segundo Paulo Mansan, coordenador da campanha Mãos Solidárias em Pernambuco, o agente popular de saúde é um voluntário, que tem a tarefa de cuidar da comunidade, em atividades que vão desde orientações de prevenção e higiene, a fornecimento de máscaras e cestas básicas. “Já temos 300 agentes formados. Nossa meta mínima são mil multiplicadores, querendo chegar a 10 mil em toda a Região Metropolitana do Recife”, destaca.

O objetivo do curso de agentes populares de saúde é formar lideranças das comunidades para o acompanhamento das famílias, com orientações sobre como proceder com possíveis casos de doentes em casa, cuidados com a higiene pessoal e como fazer a higienização correta das moradias e das pessoas.

:: Agricultores sofrem ameaças e têm produção destruída no Porto de Suape, em Pernambuco ::

Antes de iniciar a ação nas comunidades, os futuros agentes populares precisam cumprir os três módulos do curso. Nestas formações, eles recebem orientações sobre o que é o coronavírus, como cuidar da comunidade e sobre os direitos da população.

Quem quiser ser agente popular de saúde voluntário ou ter mais informações sobre a ação, deve acessar a página @maos.solidarias.pe ou no telefone (81) 9 8182-8197.

Confira em vídeo a reportagem completa:
 

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS) a crises mais graves, como a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19. 

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação. 

 

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Monyse Ravena e Leandro Melito