DEBATE

Veja ao vivo: estreia do "Roda Viva Venezuela entrevista a ministra Blanca Eekhout

Live conta com jornalistas do Brasil de Fato, Jornalistas Livres, Revista Fórum e Brasil 247

Brasil de Fato |

Ouça o áudio:

Antes de comandar a pasta de Comunas, Blanca Eekhout foi ministra de Comunicação de Informação da Venezuela - Reprodução

Nesta quinta-feira (28), repórteres do Brasil de Fato, Jornalistas Livres, Revista Fórum e Brasil 247 entrevistam a ministra de Comunas da Venezuela, Blanca Eekhout, em um evento online organizado pelo Comitê Brasileiro pela Paz na Venezuela.

Essa é a primeira edição do "Roda Viva Venezuela" uma hora de debate sobre a atualidade do país vizinho. Nessa live, a ministra conversará sobre os desafios da construção das propriedades comunais e do combate à pandemia da covid-19.

Existem 3.120 comunas e cerca de 48 mil conselhos comunais registrados na Venezuela. O país também mantem uma das menores taxas de contágio da América do Sul com 1245 infectados com o novo coronavírus e 11 falecidos. Desde o início da pandemia, as comunas adotaram um papel ativo na prevenção ao novo vírus. 

Veja ao vivo:

:: Como as comunas combatem a covid-19 na Venezuela: “Momento em que os povos crescem” :: 

Em abril, a comuna Panal 2021 assinou um convênio com a pasta comandado por Blanca Eekhout para produzir 5 mil máscaras de proteção. Além disso, os comuneiros da região rural também colaboram com vários projetos de venda de alimentos a preços justos para combater o desabastecimento no período pandêmico. 

Em 2019, foi lançado o Plano Produtivo de Ofensiva Comunal para estimular experiências que já existiam, como mercado de troca-troca, feiras e a criar uma nova legislação, que se adapte às demandas do sistema de autogoverno. Tanto o Executivo venezuelano como os comuneiros que são deputados na Assembleia Nacional Constituinte (ANC) estavam envolvidos no plano.

:: Na Venezuela, comuna de camponeses enfrenta guerra econômica por meio da agroecologia :: 

As comunas são formadas por uma associação de conselhos comunais (espécie de conselho comunitário), preservando a organização popular, territorial e produtiva, que tem como modelo econômico o bem comum e a propriedade comum, inspiradas nos ideais comunistas.

Assista ao programa Roda Viva Venezuela com a ministra Blanca Eekhout pelo página no Facebook do Comitê Brasileiro pela Paz na Venezuela

Edição: Leandro Melito