Podcast

Estudo que revela subnotificação de covid-19 no país é destaque do programa Bem Viver

Confira também as últimas atualizações sobre a suspensão dos testes com cloroquina pela OMS

Ouça o áudio:

Número de casos confirmados do novo coronavírus no mundo passou de 5,5 milhões nesta quarta-feira (27) - Pixabay
Confira também as últimas atualizações sobre a suspensão dos testes com cloroquina pela OMS

O programa Bem Viver desta quinta-feira (28) traz os detalhes de estudo que aponta a subnotificação dos casos confirmados de covid-19 no Brasil. 

De acordo com a pesquisa, divulgada nesta semana e desenvolvida pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), com apoio do Ministério da Saúde, o Brasil pode ter até sete vezes mais casos de contaminação pelo novo coronavírus do que os apontados pelos balanços oficiais.

Os números foram baseados em testes realizados em 90 municípios brasileiros, que correspondem a 25,6% da população nacional. Quem explica a metodologia e os resultados encontrados é o médico infectologista e ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha.

Também nesta edição, reportagem do Brasil de Fato traz informações sobre a população em situação de rua na capital paulista. A Prefeitura lançou edital para abrigar apenas 500 pessoas, mas organizações de proteção consideram o número insuficiente, já que o município tem 25 mil pessoas vivendo nas ruas.

Em entrevista ao programa, o professor da Universidade Federal da Grande Dourados e líder guarani-kaiowá, Eliel Benites, denuncia a falta de políticas de Estado para conter o avanço da pandemia nos territórios indígenas. 

Segundo Benites, apesar das iniciativas locais de solidariedade, como a construção de barreiras sanitárias entre aldeias e cidades, há ausência de uma unidade nas ações, o que expõe as populações indígenas ao perigo do contágio.

No quadro Alimento é Saúde, o ouvinte confere ainda dicas para variar a receita convencional do suco verde com outros alimentos igualmente ricos em nutrientes, como a banana.


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. 

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Radio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG) e Rádio Pife, de Brasília (DF).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Mayara Paixão