Por cores

Governo de SP divulga plano para reabertura; estado será dividido em cinco categorias

Na proposta apresentada na quarta (27), mesmo com 91% dos leitos de UTI ocupados, capital já estaria na segunda etapa

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

No momento, cidade de São Paulo está na categoria laranja, que é a segunda mais restritiva pelo plano apresentado - Foto: Governo do Estado de SP

O Governo estadual de São Paulo divulgou nesta quarta-feira (27) o plano para reabertura de setores da economia. O início da saída do isolamento social vai depender do índices de ocupação hospitalar e de evolução de casos da doença em cada uma das 17 regiões do estado. São cinco categorias, divididas em cores, que determinarão qual nível de reabertura o prefeito de cada cidade pode pôr em prática. O plano começará a ser executado no dia 1 de junho.

:: Com mais de mil óbitos no último dia, Brasil já registra 25.598 mortes por covid-19 ::

A categoria mais restritiva é a vermelha, que mantém o isolamento social como está ocorrendo hoje no estado (apenas atividades essenciais). Depois vem a laranja que permite a abertura do comércio e de escritório com restrição. Em seguida vem a amarela e a verde que flexibilizam ainda mais. Por fim a azul que foi chamada de "normal controlado".


Mapa apresentado pelo governo indica atual situação das 17 regiões do estado / Divulgação/Governo Estadual de São Paulo

Os índices de taxa de ocupação de leitos de UTI e evolução dos casos de covid em cada região serão acompanhados semanalmente. Uma área só poderá passar a uma reclassificação de etapa após 14 dias apresentando os indicadores de saúde estáveis. É possível que uma região tenha que regredir, ou seja, voltar para uma fase mais restritiva. 

:: Usar leitos da rede privada é saída incontornável para o SUS, defendem especialistas :: 

Em todos os 645 municípios, a indústria e a construção civil seguem funcionando normalmente. A interdição total de espaços públicos, teatros, cinemas e eventos que geram aglomerações – festas, shows, campeonatos etc – permanece por tempo indeterminado. A retomada de aulas presenciais no setor de educação e o retorno da capacidade total das frotas de transportes seguem sem previsão.

:: Acesso a leitos de UTI tem que ser por fila única, defende Humberto Costa ::

No lançamento da campanha, foi divulgado também o mapa do estado com as 17 regiões e a sua atual situação. No momento nenhuma está na fase azul ou verde. A Baixada Santista, Registro e Grande São Paulo estão no vermelho. A cidade de São Paulo está na categoria laranja.

 

Edição: Lucas Weber