Trégua

Justiça proíbe "caveirões aéreos" de sobrevoarem escolas e creches no Rio de Janeiro

A decisão atende parcialmente a pedidos de uma ação civil movida em fevereiro pela Defensoria Pública do estado

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

A juíza também impediu a realização de ações policiais em todo o estado "nos horários de maior fluxo de entrada e saída de pessoas" - AFP

A Justiça do Rio de Janeiro determinou, nessa quinta-feira (28), que os "caveirões aéreos" — apelido dado aos helicópteros da polícia — não podem voar sobre escolas e creches. A decisão atende, parcialmente, a uma ação civil movida em fevereiro deste ano pela Defensoria Pública do estado (DP-RJ).

A juíza Claudia Leonor Jourdan, da 1ª Vara da Infância da Juventude e do Idoso, também determinou que seja cumprida uma instrução normativa da extinta Secretaria Estadual de Segurança que impede a realização de ações policiais em todo o estado "nos horários de maior fluxo de entrada e saída de pessoas".

:: Quarentena: operações policiais superam 2019 e impedem ações solidárias em favelas ::

Ainda ficou estabelecido que caso ocorra operação próximo a unidades de ensino, "por alguma razão excepcionalíssima" e comprovado perigo "iminente e concreto", o executor da operação terá que apresentar à DP-RJ e ao Ministério Público, em até cinco dias, um relatório detalhado sobre o que foi feito. 

:: Procura-se João Pedro: jovem desaparecido em ação policial é encontrado morto no Rio ::

A decisão também estabelece que seja elaborado "protocolo próprio de comunicação" que envolva as polícias, "o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e os segmentos federal, estadual e municipal das áreas de saúde e de educação". O objetivo é que diretores de unidades de saúde e de ensino, logo após o início das operações policiais, tenham tempo para tomar medidas para preservar a integridade física de estudantes e funcionários.

A juíza deu ordem para que o governador do estado Wilson Witzel (PSC), o prefeito do Rio Marcelo Crivella (Republicanos) e os secretários das polícias Militar e Civil fossem notificados pessoalmente da decisão.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse e Camila Maciel