Podcast

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 1° de junho de 2020

A nação entrega armas aos militares para defendê-la, não para exercer o poder político

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA
A nação entrega armas aos militares para defendê-la, não para exercer o poder político

Começou nesta segunda-feira (1°), o Fórum Popular da Natureza, com o objetivo de construir uma agenda de lutas entre organizações, movimentos e pessoas, para "consolidar, de forma democrática e horizontal um amplo movimento de resistência à destruição planetária e, ao mesmo tempo construir alternativas econômicas, sociais e culturais ao modelo produtivista dominante".

O espaço, que continua até 10 de junho, é construído por movimentos populares, organizações da sociedade civil, entidades sindicais, ecologistas, acadêmicas, entre outros. O fórum contará co oficinas, apresentações artísticas e mesas de debate virtuais de garantir.

O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde recebe o ex-ministro chefe da Casa Civil, José Dirceu, para falar sobre a crise política que se intensifica no Brasil. Dirceu afirmou que defende uma "frente única" pelo impeachment de Jair Bolsonaro, mas que as mudanças necessárias devem ser estruturais: "nós queremos mudar completamente, não só a política econômica, é a estrutura social brasileira. A questão da concentração de renda, riqueza e propriedade no Brasil, particularmente o papel do capital financeiro, bancário, rentista e da estrutura, tem que mudar, senão o Brasil não vai pra frente". 

O ex-ministro criticou a presença crescente de militares no governo Bolsonaro, assim como as ameaças de ruptura do regime democrático: "a nação entrega armas aos militares para eles defendê-la, não para exercer o poder político. Quem exerce o poder político é Câmara, o Senado e a Presidência da República". 

Confira a entrevista na íntegra e outros destaques do jornal no áudio acima. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos