Saúde

Entenda a relação entre o tabagismo e a covid-19 no programa Bem Viver

Saiba também atualizações sobre a situação dos trabalhadores da empresa Vale em meio à pandemia

Ouça o áudio:

O hábito de fumar prejudica não apenas o fumante, mas também quem convive com ele, o chamado "fumante passivo" - Unsplash
Saiba também atualizações sobre a situação dos trabalhadores da empresa Vale em meio à pandemia

O programa Bem Viver desta terça-feira (2) explica a relação entre o tabagismo e o agravamento dos sintomas da covid-19. Fumantes estão no grupo de risco da doença, e devem reforçar os cuidados de higiene recomendados pelas autoridades em saúde.

Segundo dados do levantamento Vigitel, em 2018, ao menos 9,3% da população brasileira com 18 anos ou mais era fumante. A coordenadora do Instituto do Coração (Incor), do Hospital das Clínicas (SP), Jaqueline Scholz Issa, explica os riscos e dá as recomendações necessárias. 

A edição também apresenta entrevista com a deputada federal Natália Bonavides (PT-RN), uma das autoras do pedido coletivo de impeachment de Jair Bolsonaro (sem partido), protocolado em 21 de maio. Até o momento, 30 pedidos já foram apresentados na Câmara dos Deputados pedindo o afastamento do presidente.

Reportagem do Brasil de Fato traz ainda informações sobre a parcela da população que não recebeu o auxílio emergencial de R$ 600. Enquanto o calendário de saque e transferência da segunda parcela do auxílio segue nesta semana, ainda há milhões de brasileiros com o cadastro em análise e sem receber o dinheiro.

No quadro Mosaico Cultural, o repórter Daniel Lamir investigou: como será comemorada a festa junina, ou Festa de São João, em 2020? A necessidade de evitar aglomerações, devido à pandemia, mexe no formato da tradicional festa, mas alternativas já foram encontradas.


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. 

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG) e Rádio Pife, de Brasília (DF).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Mayara Paixão