flexibilização

Saiba o que muda em Fortaleza com o plano de relaxamento gradual da quarentena

Com início na segunda (1º), a etapa de transição permitiu a volta das atividades de 17 setores econômicos

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Mesmo com a abertura parcial de alguns setores da economia, o decreto de isolamento social ainda está em vigor no estado do Ceará. - Foto: Érika Fonseca / Câmara Municipal de Fortaleza

O governo do Ceará colocou em prática, nessa segunda-feira (1º), a etapa de transição do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais. Nesta etapa, o governo autoriza a retomada das atividades de 17 setores econômicos na cidade de Fortaleza, capital do estado.

A etapa de transição terá duração de sete dias e irá possibilitar a operação de 100% da área da Saúde, incluindo consultórios médicos e odontológicos; 31% da cadeia da construção civil, com até 100 operários por obra; e 30% do efetivo no setor produtivo.

Além dessas áreas, a etapa de transição também contará com o retorno parcial de outros setores: indústria química e correlatos; artigos de couros e calçados; indústria metalmecânica e afins; saneamento e reciclagem; indústria e serviços de apoio; energia; têxteis e roupas; comunicação, publicidade e editoração; artigos do lar; agropecuária; móveis e madeira; tecnologia da informação; logística e transporte; automotiva; e esporte, cultura e lazer.

:: Com fim do lockdown, Ceará anuncia plano de retomada das atividades econômicas ::

Demais etapas do plano de retomada

Após a etapa de transição, estão programadas outras quatro fases de retomada. A primeira fase está prevista para ter início em 8 de junho e deverá durar quatorze dias. As fases seguintes só serão implantadas se as fases anteriores apresentarem resultados satisfatórios. A segunda fase está prevista para iniciar em 22 de junho; a terceira fase, em 6 de julho; e a quarta fase, em 20 de julho.

:: Por que Fortaleza se tornou a capital mais atingida pelo novo coronavírus ::

Decreto de isolamento ainda em vigor

Mesmo com a abertura parcial de alguns setores da economia, o decreto de isolamento social ainda está em vigor no estado do Ceará. Na capital, o isolamento volta a ser moderado. Já em outros sete municípios, teve início o decreto de isolamento social rígido. São eles: Caucaia, Maracanaú, Sobral, Acaraú, Itapipoca, Itarema e Camocim.

Sobre o Plano de Retomada

A implantação do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais gerou algumas dúvidas na população. Com o objetivo de esclarecer algumas questões sobre o plano, o secretário-chefe da Casa Civil, Élcio Batista, e o secretário-executivo de Planejamento e Orçamento da Secretaria do Planejamento e Gestão, Flávio Ataliba, participaram de uma live transmitida pelas redes sociais do Governo, no último domingo (31), para tirar dúvidas dos internautas. Confira alguns pontos debatidos durante a transmissão.

Transporte Intermunicipal

Nessa primeira etapa (de transição), está liberado o transporte na Região Metropolitana de Fortaleza, o transporte metroviário e o Metrofor, utilizados por pessoas que moram em cidades como Maracanaú e Caucaia e trabalham em Fortaleza. O transporte intermunicipal das demais regiões ainda não está liberado, pois os municípios estão em cenários epidemiológicos distintos.

Escolas e faculdades

As aulas presenciais deverão ser liberadas somente na quarta fase do plano (inicialmente prevista para 20 de julho), para evitar a aglomeração de pessoas, o que significaria risco de contaminação neste momento.

Consultórios odontológicos

A partir de agora os consultórios poderão funcionar de forma plena, mas respeitando todos os protocolos de cuidados, como o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs).

Praias, praças e parques

Esses espaços, de acordo com os secretários, precisam permanecer com acesso fechado.

Shopping centers

Os shopping centers poderão abrir suas portas já na fase 1 (com início em 8 de junho), mas a decisão só será tomada se correr como previsto para a fase de transição. Mas nem todas as lojas poderão abrir na fase 1: será permitido o funcionamento apenas de estabelecimentos como farmácias, supermercados, clínicas odontológicas, óticas etc.

Funcionalismo público

Os trabalhos continuam como estão, ou seja, em regime de teletrabalho. O que mudou foi o horário de trabalho dos servidores que atuam em serviços essenciais, que precisam ir até as repartições, com expediente iniciando às 9h.

Detran, Vapt Vupt e IDT

Esses órgãos continuam com suas atividades presenciais suspensas. Vale ressaltar, contudo, que o Detran já vinha oferecendo alguns serviços de forma digital.

Bares e Restaurantes

Atualmente, esses estabelecimentos já funcionam com serviços de tele-entrega. Para atendimento presencial aos clientes, os bares e restaurante devem começar a funcionar na segunda fase, porém somente em horário de almoço, das 9h às 16h. Na fase 3, eles poderão funcionar à noite, mas sem atrações musicais. Na quarta e última fase, entra todo o restante da cadeia.

Fonte: BdF Ceará

Edição: Monyse Ravena e Camila Maciel