crise pandêmica

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 4 de junho de 2020

Troca-se de ministro toda hora e se coloca na condução da saúde gente que não é da área da gestão

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA
Troca-se de ministro toda hora e se coloca na condução da saúde gente que não é da área da gestão

Casos de covid-19 em São Paulo podem dobrar até o fim de junho, segundo projeção apresentada pelo governo do estado na quarta-feira (3). Hoje, São Paulo atingiu mais de 129 mil casos confirmados de coronavírus. Conforme divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde nesta quinta (4), o estado tem 129.200 casos confirmados da doença, sendo 5.717 das últimas 24 horas registradas. São Paulo é o estado com mais mortes no Brasil (8.561), o último registro foi de 285 óbitos.

Continua após publicidade

O Jornal Brasil Atual traz detalhes sobre pequisa que afirma que a garantia da renda básica emergencial até o fim do ano pode ajudar a amortecer os impactos econômicos da crise no Brasil. O Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), argumenta no estudo que o auxílio governamental de R$ 600 se reverte diretamente em consumo, gera mais arrecadação ao Estado e expande a produção de setores como o de serviços e alimentação. 

Ex-ministro da Saúde, Arthur Chioro, participa do programa para analisar a crise sanitária que assola o país. O governo federal, para Chioro, está piorando os impactos da pandemia no país: "[Estamos] numa situação em que se troca de ministro toda hora e se coloca na condução do ministério gente que não é da área de saúde. Não tem nem problema que não seja médico, o problema é que não tem experiência na gestão do Sistema Único de Saúde", criticou o ex-ministro.

"Tenho visto declarações, por exemplo, do Ministério da Saúde mais recente, dizendo que a aquisição de equipamentos, de ventiladores pulmonares, a criação de leitos de UTI não é papel do ministério e que eles até estavam ajudando os municípios, ou seja, não conseguem ler sequer o que está na Constituição, na Lei Orgânica da Saúde", completou Chioro. 

Desde o início da pandemia, campanha nacional do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra já doou 1.200 toneladas de alimentos em todo o país. Confira essa e mais ações de solidariedade na edição desta quinta-feira. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos