Reforma Agrária

Dia Mundial do Meio Ambiente: saiba das ações e luta do MST no Programa Bem Viver

Proposta apresentada prioriza assentar famílias, gerar renda e alimentar a população

Ouça o áudio:

Plano de Reforma Agrária Popular foi apresentado ao vivo pelas redes sociais nesta sexta-feira (5) - Divulgação/MST
Proposta apresentada prioriza assentar famílias, gerar renda e alimentar a população

O Bem Viver de hoje começa dando destaque para o plano de Reforma Agrária apresentado pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) nesta sexta-feira (5). O documento traz o contexto da pandemia para mostrar como essa proposta pode solucionar problemas de desigualdade e injustiças da nossa sociedade que o coronavírus está apenas evidenciando. Escute o programa e entenda bem o plano e saiba como ela está bem contextualizada com o que estamos vivendo. 

:: Importância do PAA para as mulheres agricultoras é destaque do programa Bem Viver ::

O programa também dá destaque para a situação da pesca artesanal na comunidade quilombola Porto dos Cavalos, em Salvador (BA). O nosso repórter Pedro Stropasolas conversou com a liderança Eliete Paraguassu, que relata o descaso do governo com a população. É mais um caso de como a pandemia evidencia o os sérios problemas socioambientais em uma região do país. Eliete relata como a comunidade sofre de um racismo ambiental há décadas devido a poluição que chega nas casas das pessoas vindo das indústrias petroquímicas.

:: Programa Bem Viver: falta d’água agrava a desigualdade nos impactos da pandemia ::

Durante a pandemia, o convívio em casa pode ser um grande desafio, principalmente para quem vive com toda a família. Este momento é uma boa hora para revisar se o nosso lar está bem preparado e seguro para que todos possam habitar com segurança. Parece bobagem, mas muitas vezes pequenos descuidos podem causar graves acidentes dentro de casa. No programa de hoje, trazemos dicas simples de como manter a casa em ordem e garantir o bem estar de todos.

:: Sabe por que a indústria de carne não é sustentável? Programa Bem Viver explica ::

Saiba no Bem Viver de hoje como entrar no clima de São João sem sair de casa. A nutricionista Raíssa Faro conta como preparar um delicioso quentão que também faz bem para a saúde.


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. 

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG) e Rádio Pife, de Brasília (DF).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Lucas Weber