Agronegócio

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 8 de junho de 2020

A realidade das pessoas que defendem com seus corpos a Amazônia é de risco de vida permanente

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA
A realidade das pessoas que defendem com seus corpos a Amazônia é de risco de vida permanente

O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) divulgou uma nota técnica nesta segunda-feira (8) em que alerta sobre o risco de uma “tempestade perfeita” na Amazônia a partir deste mês. O risco é em relação a uma possível interação entre o aumento do desmatamento e a pandemia do coronavírus. Segundo o Ipam "se a taxa de desmatamento nos próximos meses de 2020 se mantiver como a de 2019, podemos ter o dobro de área para queimar". 

Para falar sobre a situação na região amazônica, o Jornal Brasil Atual Edição da Tarde recebe Fernando Costa, integrante da organização Amigos da Terra Brasil, que acaba de lançar A história do cerco à Amazônia, uma série de reportagens sobre os impactos e resistências das comunidades a diversas atividades, principalmente vinculadas ao agronegócio, na região.

"A realidade na Amazônia é de violência, criminosa, fora da lei. Hoje, a realidade que enfrentam as pessoas que vivem, que defendem e que mantém com seus corpos esses territórios é de risco de vida permanente frente a essa explosão de soja, de portos e de produção de agrocommoditties que o agronegócio vem propondo de forma descarada", denuncia Costa na entrevista. 

Confira a entrevista completa e todos os destaques no áudio acima. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos